Cisco Meraki – RF Spectrum

Olá Pessoal,

   Dando sequência ao nossos posts e trazendo como sendo mais uma facilidade dentro de nossa estrutura sobre o assunto Wireless, hoje venho para detalhar um pouco sobre esse recurso disponível no Portal Meraki, chamado de RF Spectrum ( Espectro de Frequência ).

   Os access points Meraki tem uma funcionalidade denonimada como WIPS ( Wireless Intrusion Prevention System ), que irei tratar sobre esse assunto em um outro post detalhando sobre o Air Marshal.

   Acredito que vocês observaram em nosso primeiro post que estou mostrando baseando-se em nosso modelo MR33, para qual ele contém 3 radios distintos, na qual o 3 radio está relacionado ao item mencionado anteriormente ( Air Mashal ). Pra que possamos acessar esses recurso  de espectro devemos ir em Wireless -> RF Spectrum.

   Nessa tela já podemos observar os canais que estão sendo utilizado pelos seus access points, bem como a utilização para as frequências de 2,4GHz e de 5GHz.

   Neste modelo os endpoints que tenho conectado dentro do meu segmento não tem a funcionalidade de trabalhar com 802.11n e 802.11ac, devido a isso podemos observar somente a utilização em nosso canal de 2.4GHz. 

   Após consolidar essas informações podemos agora verificar nosso espectro de frequencia e analisar onde temos maior ” poluição ” em nosso sinal, ou seja, endpoints que estão gerando interferências nessas frequencias ( outros APs, telefone sem fio, microondas, etc ).

   No primeiro momento vamos observar o sinal na frequencia de 2.4GHz.

   Após essa validação já conseguimos concluir que a maior ” poluição ” ( interferência ) está entre os canais de 3 a 6, devido a isso nosso AP ( access point ) escolheu trabalhar no canal 1, obviamente isso ocorreu porque deixamos habilitado para que ele escolha isso dinamicamente e altere esse canal, pois as interferências podem alterar e um determinado momento será mais interessante ficar no canal 6 ou 11. Tradicionalmente, quando estamos trabalhando na frequência de 2.4GHz os canais mais indicados para configurar em nossos equipamentos é 1, 6 ou 11, isso se deve a faixa de frequência, como visto abaixo.


   Devido ao nosso AP ter a funcionalidade de 5GHz podemos ter uma outra percepção de como neste sinal temos resultados totalmente opostos em relação interferência, pois temos menos equipamentos que estão concorrendo dentro desse espectro de frequência. Logo abaixo temos as informações relacionadas:

   Desta forma temos a informação da utilização no canal 157 e quase nenhuma influência de outros equipamentos nesse espectro de frequência, vale ressaltar sobre a segmentação das faixas de frequência para esse exemplo, bem como mencionar que aqui estou demonstrando o 5GHz em um plano pegando como o Estados Unidos, devido ao meu gráfico estar demonstrado esses canais, que são atendidos pelo termos de UNII-1 (5.150 to 5.250 GHz) e UNII-3 (5.725-5.825). Segue o gráfico: 

   Após isso, ainda temos a visibilidade por faixa ( 2.4GHz e 5GHz ) como está utilização por canais e quais são os APs que estão interferindo nesse espectro. Vou apresentar aqui somente a utilização da faixa de 2.4GHz.

   Você deve-se lembrar que havia comentado que o AP faz por padrão a seleção de seu canal automático, entretanto existe opção de você colocar manualmente esse canal, o que acaba não sendo muito interessante desde que você tenha um controle mais rigido dentro de sua estrutura para trabalhar manualmente selecionando esses canais, ou de você já ter feito todo seu trabalho de site survey e já definido as células que vão trabalhar em cada canal, não tendo a interferência em seus demais APs. Para isso é possivel fazer alteração em Wireless – Radio Settings e selecionando ( item 1 ) qual a faixa que deseja alterar e através do canal ( item 2 ) selecionar qual o canal desejado para esse AP. Segue o exemplo abaixo:

   Enfim, aqui encerro o tópico sobre espectro disponível para analise automaticamente pelo Dashboard da ferramenta. Espero que você tenha gostado e deixe seu comentário abaixo o que esta achando dessa serie.  😉 

   Em nosso próximo post vou mencionar sobre Air Marshal com a tratativa baseado em rogue APs e spoofs.

Abs,
Rodrigo

0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2018/04/09/cisco-meraki-rf-spectrum/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate