Resumo do BLOG – Referência 2021

Olá Pessoal,

Como tradição gosto de fazer um pequeno resumo em nosso BLOG trazendo alguns números e detalhamento de todo esse ano juntos em nossa comunidade.

Obviamente isso também acaba sendo uma forma de desejar à todos ” Boas Festas!!! “. Esse resumo muito das vezes acaba sendo um “recap” para avaliar o que conseguimos ajudar a comunidade.

Todos sabem que a cada ano que se passa sempre iremos achar que aquele vivenciado sempre foi o mais difícil, e devido a tradição posso declarar que esse ano também foi complicado para mim, pois vários eventos foram ocorrendo durante o ano e acredito que vocês tenham percebido que fiquei um pouco afastado do BLOG, principalmente dos conteúdos técnicos, porém vou detalhar um pouco mais a frente.

Devido a esses fatores e outros atrelados ao que observo hoje em dia, é que o consumo por tópicos escritos é menor do que muitas vezes você criar um vídeo e disponibilizar as informações. Porém, deixa mostrar os números de nosso BLOG, pois tenho meus usuários que gostam e ainda vou continuar escrevendo para vocês.

Inicialmente aqui pego uma comparação de acessos entre 2021 e 2020, e podemos observar que evidentemente temos uma queda nos números.

Neste gráfico abaixo podemos visualizar o fluxo que os usuários estão seguindo no BLOG, na qual observo que ainda todos acabam acessando diretamente pela página principal.

No evento abaixo faço uma comparação para analisar os posts mais acessados. Como podem ver os posts mais antigos que acabam gerando mais acesso, isso me revela que a essência não está em tópicos novos de tecnologia, e sim na base de construção do nosso e famoso conhecido ” Redes “.

E para finalizar removendo as comparações com 2020, visualizamos algumas semelhanças quando olhamos somente para 2021.

Nesta linha de raciocíonio, eu consegui postar um total de 17 posts ( contando este que seria de 2021..rs!), ou seja, fiz a metade em comparação com 2020, ou seja, uma média 1,4 post por mês.

Re-avaliando aquilo que havia pensado em 2020, eu acabei não conseguindo escrever muitos tópicos, e para ser sincero estava um pouco cansado esse ano em parar, escrever conteúdos novos, bem como me senti um pouco desanimado para estudar e buscar novos tópicos para explorar nos finais de semana ou em algumas madrugada. rs!!

Devido a isso acabei focando em alguns ítens que não fazia muito, ou seja, esse ano não li nenhum livro técnico( milagres..rsrsrs!! ), entretanto acabei lendo um total de 10 livros não técnicos ( que evolução..rsrs!! ), e tentei me atualizar de algumas series/filmes que fazia um tempo que gostaria de assistir.

Outro fato que acabei fazendo foi mudar de emprego, que de uma certa forma acaba exigindo de você um pouco mais, pois muitos itens novos são criados e você precisa se atualizar de vários ítens que não faziam parte de seu dia a dia.

Acredito que vale o reforço aqui que também acabei criando o BLOG estático net4stuffs.tec.br, que por sua vez já escrevi alguns posts detalhando itens técnicos, e claro são ítens novos que também estou aprendendo. 🙂

Conquistas

Neste ano de 2021 eu continuei dentro dos 3 programas de comunidades que venho tocando ( Cisco Champion, vExpert, VMUG Leader ).

Como já mencionado anteriormente, não fui ativo como em outros anos, porém tive participações em podcast, bem como participando do TechFieldDay Networking, como sendo um evento totalmente online, porém posteriormente trazendo muitas novidades para todos que acompanham.

Para nosso capítulo do VMUG São Paulo, onde nele conseguimos fazer 5 eventos durante o ano, com muitas palestras técnicas/softskill.

Certificações

Sobre esse quesito acredito que fiz o básico, ou seja, apenas executei uma prova para re-certificação da Juniper, e desta forma, consegui me atualizar de parâmetros de WIFI, bem como estender minha certificação por mais 3 anos.

Acabei perdendo uma renovação de certificação relacionado a ZScaler, pois não consegui me organizar para efetuar novamente uma prova online.

Conclusão

Acredito que baseado neste resumo, posso dizer que foi um ano difícil, devido a diversos fatores que influenciaram durante a trajetória.

Entretanto, dizendo especificamente no meu caso, foi um ano de mais reflexão e curtição ( rsrs!! ), onde acabei deixando alguns compromissos de estudos de lado, porém não devemos nos penalizar devido a esse fator, pois como sempre brinco e todo mundo diz “somos seres humanos“.

Como recomendação façam uma reflexão e sempre verifiquem os lados positivos, para que você não veja somente o lado negativo e possa se punir de forma injusta.

Abs,

Rodrigo

0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2021/12/23/resumo-do-blog-referencia-2021/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate