Automação – Ansible – DevOps

Olá Pessoal,

   Acredito que baseando-se no título, vocês devem estar se perguntando esse BLOG não é de redes? Sim, ele é de redes, porém, como já venho trazendo em alguns posts anteriores e sempre menciono que nossa área de redes está passando por uma transformação é devido a esses ítens que venho hoje falar um pouco mais para vocês.

   Devido a essa novo tema, venho aqui, compartilhar um pouco do que estou estudando para que eu possa melhorar em alguns aspectos, e claro gostaria de mostrar para vocês sobre alguns ítens que possam ajudar nossos engenheiros em nossas tarefas diárias.

   Hoje, nosso segmento de redes está trazendo muitos conceitos sobre os processos de automações que devemos implementar, para que nossas tarefas diarias sejam mais efetivas e que nossos scripts não sejam somente atrelados a nossa CLI ( command line interface ) e sim, que nossos scripts possam agregar mais valor as tarefas cotidianas de implementações e que demandam muito esforço repetitivo. Baseando-se nesses tópicos estamos falando-se de duas frentes de trabalho que estão caminhando muito forte dentro do mundo de Redes ( Cisco ) que são Python e Ansible.

   Talvez, algumas pessoas podem estar pensando, porque ele já vai falar de Ansible se os temas de Python ainda não forão discutidos ou exemplificados em nosso BLOG. Isso eu vou explicar mais no final de nossa serie de posts sobre Ansible. 

   Como mencionado anteriormente, nos estamos falando muito em automação dos processos para que seja executado de forma rapida e automatica diversas configurações ou validações em nossos ambientes de redes. Devido a isso, a Cisco está trabalhando fortemente nas disponibilizações de API ( para que não viu, verifique em nosso post de Rest API / API ) e também em formas de trabalhar em conjunto para que essas metodologias de DevOps, seja cada vez mais vivenciado nesse mundo Cisco. Com isso, o que trago para vocês é um detalhamento sobre a linguagem Ansible

   Basicamente, essa linguagem é desenvolvida pela Red Hat, onde eles estão investindo pesado para divulgação dessa linguagem e disponibilizações de soluções para diferentes vendors. Com isso, gostaria de mostrar a documentação do Ansible, para que vocês possam consultar e com certeza através dela muitos ítens podem ser validados, para que você pense em seu primeiro script. Como uma primeira dica, gostaria de deixar um ítem extremamente voltado para nossa área de Redes, especificamente para as demandas que podemos utilizar para equipamentos Cisco, mas também podem observar que temos para diversos fabricantes.

   Para efetuar nossos testes eu vou trabalhar com o sistema operacional Linux ( escolhido foi o Ubuntu ) e para maior praticidade, vou utilizar um router virtualizado Cisco CSR1000V. Segue uma topologia bem simples para que vocês entendam o cenario de teste, porém lembrando que esse ambiente pode ser escalado a níveis muito maiores.

   Em nosso próximo post, vou explicar um pouco mais sobre a instalação da biblioteca Ansible no Ubuntu e de alguns recursos que vocês podem utilizar para melhorar seu aprendizado.  🙂 

Abs,
Rodrigo

1
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2017/05/08/automacao-ansible-devops/

1 menção

  1. […] « Automação – Ansible – DevOps […]

    0

    0

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate