Cisco Meraki – Certificação CMNA – O que é?

Olá Pessoal,

   Não sei se todos acompanham o BLOG no Twitter, ou se já haviam visto que eu adquiri a certificação CMNA. O que seria isso?

   Bom, a descrição do termo é “ Cisco Meraki Network Associate “. Talvez, vocês estão se perguntando, onde ele fez essa certificação? Qual o valor? Qual treinamento? Quais os conhecimentos necessários?

   Enfim, essa certificação não está aberto ao público ( como um CCNA ) e somente é possível executar sendo um parceiro Cisco e obviamente estar associado a esse parceiro, desta forma, você pode se cadastrar nas datas disponíveis para executar um treinamento de 4 horas, após esse período você executa uma prova ( LABzinho ) seguindo algumas instruções disponibilizadas através de um documento. Com a finalização do laboratório o instrutor ( funcionário Cisco Meraki ) faz a validação se todos os itens foram executados e de fato, se está funcionando conforme a solicitação exigida no documento. Os requisitos recomendados no momento de fazer a inscrição é que você tenha conhecimento ao nível de CCNA.

   Após esse processo e finalizado você obtém sua certificação. BINGO!!!

   Porém, o ponto mais importante e que de fato me chamou atenção na época foi que você finalizando esse treinamento/certificação você ganha 3 equipamentos Meraki com Licença Full por 3 anos. Para quem gosta de um HOMELAB, isso foi perfeito para que eu pudesse ter esses equipamentos e conseguir fazer um upgrade na infra interna. ( rsrsrs.  🙂  ). Somente uma ressalva, esses equipamentos não são entregues no Brasil, ou seja, são disponiblizados apenas nos Estados Unidos.

   Os equipamentos disponibilizados são:


   Neste caso estou trazendo esse tópico em nosso BLOG, pois em nossos próximos posts vou detalhar um pouco mais sobre esse produto, e claro como estou utilizando esses equipamentos em HomeLAB, vou demonstrar algumas facilidades e problemas, bem como o proposito dessa solução.

   Vale lembrar que essa solução apresentada pela Cisco é para determinados segmentos ( minha visão )  e obviamente para abordar esses novos tópicos de SD-WAN.

Abs,
Rodrigo

0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2018/02/02/cisco-meraki-certificacao-cmna-o-que-e/

8 comentários

Pular para o formulário de comentário

    • Luciano em 24 de maio de 2018 às 22:33
    • Responder

    Rodrigo
    Achei interessante o seus post e me interessou mais sobre o assunto, inclusive o certificado.
    até mais,

    Luciano

    0

    0
    • Thiago Bento em 10 de julho de 2018 às 11:58
    • Responder

    Olá Rodrigo,

    Como posso me tornar um parceiro Cisco e ser associado a esse parceiro?

    Grato,

    Thiago Bento

    0

    0
    1. Boa Tarde Thiago,

      Para se tornar um parceiro Cisco, primeiramente você precisa ter uma empresa e atender alguns pre-requisitos que o fabricante exige.

      Para ser associado a este parceiro você precisa ser um funcionario dessa empresa que consequentemente essa empresa já deve estar seguindo os requisitos necessários para oferecer os produtos do fabricante..

      Abs,
      Rodrigo

      0

      0
    • Thiago Bento em 11 de julho de 2018 às 22:36
    • Responder

    Boa noite Rodrigo.

    Tenho muito interesse nessa questão da parceria Cisco, estudarei mais sobre esse assunto.

    Obrigado pela pronta resposta.

    Thiago Bento

    0

    0
    • Marcia em 26 de setembro de 2018 às 16:53
    • Responder

    Olá, vc fez este treinamento fora do Brasil?
    Tem algum documento/treinamento ou algo do tipo para que possa auxiliar antes de fazer este treinamento presencial?
    Sou Pre Venda de um parceiro Cisco e agora solicitaram esta certificação porem gostaria de ter mais informações para que esse dia não seja perdido (não gostaria de repetir rsrs)
    Obrigada

    0

    0
    1. Olá Marcia,

      Esse treinamento eu fiz na Cisco em São Paulo e a maioria deles que percebi somente são executados na cidade de São Paulo. Conforme informado você precisa logar no portal Meraki como parceiro para que essas datas possam aparecer e baseado nisso você consegue se registrar nas datas disponivéis por região.

      Isso é feito, pois esse pequeno treinamento/prova é feito justamente por um funcionário Meraki ( conhecido como evangelizador ).

      Como comentei anteriormente ele colocam como um requisito que tenha conhecimentos a nível de CCNA, pois os tópicos abordados no treinamento bem como o teste que é apresentado fica muito naqueles ítens para configurar endereçamento IP, construir uma VPN como chave de criptografia, protocolo de LAN para configurar, mas tudo muito simples que seguindo o documento apresentado é possivel fazer sem problemas e normalmente o instrutor tira dúvidas. Um documento especifico não teria para apresentar para vocês, mas de fato se pesquisar os itens como comentei acima nas documentações antes de ir ao dia do treinamento, fica mais fácil depois de viajar nos ” Menus ” do portal Meraki.

      Vale lembrar que na propria pagina da Meraki tem uma demo ou via portal DevNet temos diversos LABs demos que você pode ir adaptando-se para não ficar muito perdida no ” Dashboard “.

      0

      0
    • Fabio em 16 de outubro de 2018 às 16:02
    • Responder

    Vc tem as dimensões da caixas/produtos?

    0

    0
    1. Fabio, infelizmente não tenho as dimensões das caixas.

      Em relação aos equipamentos pode ser verificado nos datasheet, conforme já apresentado os links sobre os produtos.

      0

      0

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.