Cisco Meraki – Empresa e Comunidade

Olá Pessoal,

   Como vocês viram no post anterior sobre CMNA, hoje venho aqui para falar um pouco de como surgiu a empresa e de fato os caminhos que temos dentro das comunidades para obter as informações relacionado as facilidades e obviamente alguns problemas de como pode ser resolvido ou em alguma situação onde ele não pode ser resolvido ( rsrs ).

   Vocês devem ter percebido que o principal proposito da empresa é oferecer todas as facilidades ( configuração, gerencia, status, etc ) através da nuvem ” cloud “. Desta forma, é uma empresa de TI gerenciada em nuvem com sede em San Francisco, Califórnia. Suas soluções incluem wireless, switching, segurança, EMM ( Enterprise Mobility Management ), comunicações ( VOIP ) e câmeras de segurança, todas gerenciadas centralmente a partir da web. A Meraki foi adquirida pela Cisco Systems em dezembro de 2012 por 1.2 bilhões de dólares, e como toda aquisição a Meraki era uma startup que surgiu em 2006 criada por 2 estudantes do MIT (PHDs) Sanjit Biswas e Jhon Bicket, através de um projeto chamado ” Free the Net campaing ” que colocava alguns access-points e repetidores ao redor de um bairro (Lower Haight) oferencendo internet de graça em São Francisco.

   Hoje em dia ela possuí mais de 230,000 clientes e chegou em 23 Maio de 2017 a 1 milhão dispositivos conectados ( a informação mais atual que eu tenho ), porém já deve ter aumentado observando a data informada. Segue uma imagem divulgada quando eles chegaram nessa marca. 

   Vocês poderiam se perguntar, mas a Cisco já não tem solução Wireless, Segurança? Sim, porém o proposito nesse formato de negocio é trazer um produto um pouco mais acessível/fácil e que de fato vai atender as demandas em crescimento de ofertas de serviço em nuvem, além do que podemos considerar esses ítens para um mercado de SMB ( Small Bussiness ).

   Dentro dessa filosofia coloco aqui alguns canais disponibilizados para que vocês possam participar ou acompanhar dentro da comunidade, discutindo as facilidades e frustrações que podemos vivenciar em nosso dia a dia. Bem provavel em algum momento próximo você poderá estar implementando essa solução ou prestando suporte. 

   Com isso temos o canal dentro do Reddit Meraki, bem como também da Comunidade Meraki ( nesse caso para acessar você terá que ter seu CSCO registrado na Cisco ). Muitas pessoas me perguntaram como acessar o portal de partner para avaliar se de fato você poderia fazer a certificação, com isso divulgo aqui o Meraki Partners ou também podem seguir pelo Twitter Meraki Partners.

   Nos próximos posts vou começar a trazer um pouco mais detalhe técnico dessa solução. Aguardem!!!

Abs,
Rodrigo

Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/Cisco_Meraki
http://www.cafecomredes.com.br/2017/11/vamos-falar-de-meraki.html

0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2018/02/09/cisco-meraki-empresa-e-comunidade/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate