Info – Criação do meu BLOG Estático

Olá Pessoal,

Acredito que vocês não tenham percebido que estou contribuindo um pouco menos em nosso BLOG, porém essa informação que vou mencionar nesse post não esta diretamente ligado a essa notificação, porém devido a estar associado com novas aprendizagem e a outra fatores de nosso dia a dia, a quantidade de posts este ano está sendo um pouco menor.

Desta forma, preciso detalhar sobre um parâmetro que venho escrevendo em uma outra fonte (sendo sincero, também ainda não tenho muitos ítens publicados), porém gostaria de compartilhar com todos que eu criei um BLOG estático, para aprender um pouco mais sobre alguns fatores, porém vou ser breve.

Descrição

Enfim, eu criei o BLOG e o nome dado é www.net4stuffs.tec.br, que por sua vez, tenho ideias de publicar conteúdo diversificados, na qual está relacionado com algumas anotações que venho populando em meu bloco de notas (joplinapp), pois são dicas rápidas e que acredito possam ajudar de alguma forma os usuário em alguma jornada que esta vivenciando, assim como eu.

Desta forma, resolvi criar esse novo site como uma forma de trabalhar com esse novo mundo de sites estáticos, que de uma certa forma a intenção será de eu aprender algo (programação, markdown, linux, dev, git, etc), e que por sua vez vou compartilhar essa jornada com todos.

Vocês devem perceber que os sites estáticos são mais rápidos para acesso ao conteúdo, devido a ter diversos fatores que são excluídos dos sites tradicionais, onde os mais utilizados para BLOG ou até mesmo comercial, seria o nosso famoso e fiel WordPress.

Decisão

Pois bem, a decisão foi utilizar o conhecido Hugo Site onde temos diversos temas já disponíveis para utilização, e obviamente todos são free, bem como todo o conteúdo desses sites são de fato arquivos de texto. Após essa decisão, mais alguns ítens foram incluídos para essa disponibilização:

  • Criar o dominio no Registro.br ( surpresa que não sabia que tinhamos esse dominio *.tec.br )
  • Hospedar os arquivos no Gitlab
  • Utilizar o Netlify para executar meu processo de CI/CD
  • Utilizar o Netlify para associação ao nome do site
  • Utilizar Cloudflare para certificados, DNS, segurança, caching, etc
  • Utilizar um editor texto ( rs!! )

Seguindo os passos acima e analisando sobre custo, o que não teria necessidade dependendo do que você deseja, poderiamos utilizar um nome para acesso ao website do próprio Netlify ( *.netlify.app ), ou seja, foi gasto apenas com a criação dominio, pois todos os ítens subsequentes são free.

Conclusão

Não fiquem preocupados que nosso BLOG, aqui hospedado será esquecido, pelo contrario sempre estará ativo e continuo divulgando informações, entretanto poderemos ter algumas referências que podem ser encaminhadas para esse BLOG estático, dependendo da dica que vou popular via minhas anotações.

Como já dito, ele também será um site de aprendizado para mim, desta forma eu posso tentar fazer algo diferente, com algumas engenharias caseiras para testes locais desse “mundão” de tecnologia que vivemos. 🙂

O que vocês acharam? Faz sentido?

Abs,
Rodrigo

0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2021/11/16/info-criacao-do-meu-blog-estatico/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate