«

»

nov 04 2016

Imprimir Post

Já ouviu falar sobre BFD?

Olá Pessoal,

   Hoje vou explicar um pouco sobre esse protocolo chamado BFD ( Bidirectional Foward Detect ), baseando-se na RFC 5880.

   BFD é um protocolo de rede usado para detectar falhas entre dois equipamentos que estão conectados por um link. Ele fornece detecção em meios físicos que não suportam a detecção de falha, tais como Ethernet, circuitos virtuais, túneis e MPLS. O grande divisor de “água” desse protocolo esta na sua capacidade de detectar falhas de links em milésimos de segundos ou até microssegundos. Todos protocolos de roteamento têm algum tipo de mecanismo para detectar falhas de link. OSPF usa pacotes de Hello, Dead Interval, o EIGRP usa Hello e temporizador de holddown, etc.

   BFD roda independente de qualquer outro protocolo de roteamento. Uma vez que está instalado e funcionando, você pode configurar protocolos como OSPF, EIGRP, BGP, HSRP, MPLS LDP etc. para usar BFD para detecção de falha no link, em vez de seus próprios mecanismos. Quando a link falhar, BFD irá informar o protocolo. Veja abaixo um exemplo:

ospf_bfd

   Existem dois modos de operação para BFD, ” asynchronous mode e demand mode “. O modo assíncrono é semelhante aos hello e holddown, onde BFD vai continuar enviando pacotes Hello (chamados de pacotes de controle do BFD) e quando você não receber alguns deles, a sessão é considerada down. Para o demand mode eu não conheço nenhum fabricante que trabalhe com essa funcionalidade, 

   Agora como todos nos gostamos, vamos ver isso em linha de comando, lembrando que para cada protocolo temos uma forma de configurar, porém sempre quando vamos trabalhar com BFD a configuração na interface física sempre será da mesma forma:

!
interface gig 0/1
bfd interval milliseconds min_rx milliseconds multiplier interval-multiplier
!
bfd interval = seria com que frequencia eu envio hello

min_rx = com que frequência você espera receber o hello ( se você não receber dentro desse periodo será considerado como down )

multiplier = quantas vezes eu posso perder essa notificação

   Com isso agora podemos trabalhar dentro dos protocolos para obter a performance de comutação mais rapida. No OSPF podemos aplicar dessa forma:

!
router ospf 1
bfd all-interface
!
   Se quiser pode habilitar por interface que esteja participando do roteamento.
!
interface gig0/1
ip ospf bfd
!

   Segue abaixo menções para o BGP:

!
router bgp 65400
neighbor 192.168.1.1 remote-as 65400
neighbor 192.168.1.1 fall-over bfd
!

   Como não poderia faltar, segue sobre nosso EIGRP:

!
router eigrp 1
bfd all-interface
!
   Se quiser pode habilitar por interface que esteja participando do roteamento, mas agora dentro do processo.
!
router eigrp 1
bfd interface gig0/1
!

   Com isso conseguimos abordar os principais procolos, bem como vocês já podem analisar ambiente e validar se é interessante aplicar na sua topologia, fazendo com que você tenha uma convergência melhor do que qualquer outro ” fine tunning ” implementando dentro de seu protocolo de roteamento.  😉 

   Espero que vocês tenham gostado e deixem seus comentários abaixo.

Abs,
Rodrigo

Fonte: http://www.cisco.com/c/en/us/td/docs/ios/12_0s/feature/guide/fs_bfd.html

Posts relacionados:


0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2016/11/04/ja-ouviu-falar-sobre-bfd/

Deixe uma resposta