Ansible – Nova Versão Disponível – 2.5

Olá Pessoal,

   Conforme eu havia mencionado em nosso post sobre a nova versão que estaria disponível em março conforme o ” roadmap ” informado, e de fato podemos observar que o release foi liberado na data prevista. 

   Nesse link você pode observar que temos uma documentação definida como ” devel “, bem como pode observar os ítens prometidos e executados pelo time para ser disponibilizado nesse versão.

   Entretanto já tinhamos um post escrito pelo time em Fevereiro já detalhando sobre as alterações mais importantes para nossa área de Networking. Isso pode ser consultado através desse link.

   Porém, para trazer um resumo e um dos fatores mais importantes que podemos detalhar aqui é a maneira que podemos tratar agora para acessar os equipamentos de rede, trazendo uma flexibilidade muito maior e dinamismo. Vocês podem observar em nossos posts que sempre estavamos utilizando ” connection: local “, porém agora teremos mais duas funções ” network_cli e netconf “. Esse desenho mostra essas alterações bem como os exemplos já explicados no link informado acima.

   Com isso observamos como o código é executado dentro de nosso ” control node “, fora que novos modulos foram adicionados como do fabricante Infoblox, para qual já existe facilidades para trabalhar com essa ferramenta.

   Enfim, vale a pena ler a documentação para entender as mudanças nessa versão e obviamente já fiz minha atualização para fazer agora alguns testes baseando-se em ” netconf “. Aguardem!!! 

Abs,
Rodrigo

0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2018/04/03/ansible-nova-versao-disponivel-2-5/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate