BLOG – Cisco Meraki – Wireless Health – O que é?

Olá Pessoal,

De fato temos muito conteúdo de Meraki em nosso BLOG, devido à isso gostaria novamente de trazer outro conteúdo para agregar conhecimento a todos, obviamente como esta solução está crescendo em clientes, acredito que é sempre relevante adicionar esses ítens e também para que eu possa aprender junto com vocês.

Wireless Health

Hoje em dia nosso ambiente residencial e corporativo está cada vez mais crescendo nas estruturas de WIFI

do que propriamente pela infra cabeada, isso se dá por alguns fatores que acredito que vocês possam imaginar.

Com isso, à partir do momento que você pode usufrir de alguns logs, messagens, notificações, recomendações de seu ambiente WIFI sempre é glorioso, portanto no dashboard Meraki temos algumas dessas informações para nos ajudar em nosso dia a dia.

Para ressaltar sobre essa funcionalidade é importante que seu MR esteja com software mínimo 24.12. Não há necessidade nenhuma de licença adicional para visualizar essas informações.

Exercendo consulta através do AP

Como informado acima podemos executar essa consulta através do AP ( Access Point ). Para isso devemos ir Wireless -> Access Point -> Historical Data, e obter os dados conforme abaixo.

Como podemos observar nesse dia eu já conseguiria ter informações relacionados aos problemas mais vivenciados ( Association, Authentication ). Entretanto, essas não são as únicas mensagens que podem aparecer, ou seja, podemos visualizar também ( DHCP, DNS ), assim podemos detalhar:

1. Association: Sucesso para se associar ao AP dentro daquele tempo especifico.
2. Authentication: Clientes fizeram associação, porém no momento de confirmação ( WPA/WPA2 ) teve uma falha. Vale lembrar que como os ítens estão associados no momento que falha autenticação ele também irá incrementar no ” association “
3. DHCP: Clientes associados e autenticados, porém teve problemas para receber um IP valido do servidor de DHCP
4. DNS: Clientes que executaram os 3 passos anteriores, entretanto pode por algum motivo não ter conseguido resolver nomes.

Device mais impactado

Seguindo com nossa validação, podemos consultar baseado no maior problema encontrado acima como sendo ” Autentication “ e validar em qual SSID e se tivermos diversos APs consolidar em qual deles isso está ocorrendo com maior frequência.

Após isso, podemos verificar qual o device que impactou, bem como ao mesmo tempo verificar se ele está conectado no momento ou não.

Logo abaixo você pode avaliar através de um outro device que temos uma porcentagem de ” Success “ e como está a ” Latency “ desse dispositivo final e verificar se está conectado e o quanto ele utilizando de ” throughput “.

Agora podemos visualizar pela perpesctiva do AP esse cliente, e validar qual o canal ele está usando, bem como se quisermos já podemos executar um ” ping “ ou ” packet capture “ identificando o que está passando nessa conexão.

Estatisticas menu Wireless -> Wireless Health

Enfim, agora gostaria demonstrar que podemos ter todos esses dados consolidados através do menu mencionado acima e assim obter todas as estátisticas. Neste exemplo obtive a tela sobre as conectividades e podemos observar mais abaixo que os devices que tiveram problemas.

Visualização Latência

Outro dado importante que pode nos ajudar é relacionado a qualidade de serviço que temos dentro de nosso ambiente de WIFI. Para nosso exemplo que eu estava como maior latência para o tráfego de video e qual era o device que estava sendo mais impactado.

Vale ressaltar que nesse exemplo eu não havia aplicado nenhuma politica de QoS para os serviços, portanto eu estava com o padrão.

Logs

Enfim, chegamos em um dado também interessante que é visualizar nossos logs correlacionando com os eventos que mencionamos acima.

Conclusão

Neste caso acredito que temos informações que podem nos ajudar em nosso dia a dia, bem como identificar a causa raiz de alguns problemas que vivenciamos em ambientes WIFI que não necessariamente esta relacionado com cobertura, latência, qualidade de serviço. Porém, vale ressaltar que se tivermos em nosso ambiente um switch que não seja Meraki, todo esse historico será perdido e não iremos identificar em algumas situações o real problema de sua infra, pois aqui podemos obter dados de perca de pacote, gargalo em portas, etc.

O que vocês acharam desses outputs? Eles ajudam obter dados para identificar problemas? Deixem seus comentários!!!

Abs,
Rodrigo

Fonte:
Documentação Meraki Wireless Health

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