jun 14 2017

Ansible – Criar arquivo host

Olá Pessoal,

   Conforme venho comentando com vocês hoje gostaria de trazer a primeira iniciativa para que possamos criar nosso arquivo denominado como host. O que seria este arquivo?

   Devido ao seu próprio nome, ele é um arquivo que podemos fazer analogia baseando-se no inventário de sua rede, portanto neste arquivo você deve popular todos os seus equipamentos que serão visívies à partir da instalação que você executou de seu Linux ( Ubuntu – veja nosso post anterior ). Em nossa pequena topologia para testes, eu apenas adicionei meu router CSR1000V dentro dos parâmetros desse arquivo conforme abaixo:

   Com isso poderíamos pensar em fazer segmentações nesse arquivo separando roteadores, switches, firewalls conforme exemplo abaixo:

   Dependendo da escalabilidade de crescimento de seu ambiente esse arquivo pode tomar outras formas, definindo assim, uma melhor forma de criar seu inventário. Uma das possibilidades que você pode executar nesse arquivo seria a criação de uma ” variável “, fazendo com que você implemente uma inserção de informação para esse grupo.

   Seguindo um pouco mais adiante podemos fazer inserção de grupos dentro de grupos e ainda utilizar variavéis para colocar aquela determinada informação.

   Podemos também utilizar um range de endereços IPs que irão seguir uma sequência, facilitando assim a definição dos endereços dentro do arquivo, economizando uma lista maior com somente os endereços IPs

   Para finalizarmos podemos também fazer associação desses endereços IPs por nome de hosts, mas vale lembrar, para que isso funcione você precisar ter o DNS funcionando corretamente, para que esse nome seja resolvido antes dele consultar seu device na sua infraestrutura. Segue um exemplo:

   Com isso você já consegue manipular seus equipamentos através de seu arquivo de ” host “, fazendo com essa maquina possa alcançar a sua infraestrutura e manipular seus equipamentos. Para maiores detalhes, exemplos recomendo fazer a consulta através da documentação do Inventory Ansible.

Abs,
Rodrigo

Posts relacionados:


0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2017/06/14/ansible-criar-arquivo-host/

Deixe uma resposta