BLOG – Cisco anuncia mudanças em seu ciclo de Certificações

Olá Pessoal,

   Hoje foi anunciado um novo modelo para as certificações. É serio? Sim, é serio e começa a valer à partir de Fevereiro de 2020. 

   Como era esperado essa notificação ocorreu juntamente com abertura do Cisco Live em San Diego, bem como uma avalanche de questionamentos que estão surgindo através de toda essa cadeia que circula entre os profissionais certificados, profissionais que estão pensando em renovar, profissionais querem iniciar seus estudos e o último mas não o menos importante os programas com os parceiros.

   Um dos pontos importantes para destacar são as novas certificações que estão totalmente atreladas com essa nova demanda do mercado, e que a Cisco denomina dentro do grupo e comunidade como sendo o ” DevNet “. Nos aqui já divulgamos bastante informações sobre essa nova era e sobre o programa onde você pode conferir através desse link do DevNet.

   Tendo essa denominação essa denominação vai seguir a mesma linha de raciocinio do modo tradicional que já conhecemos, como Associate, Professional, Specialist e Expert ( ainda em desenvolvimento ). Segue abaixo:

   Devido essa nova definição não iremos mais ter todas as torres de tecnologia segregadas na certificação CCNA, ou seja, de fato iremos ter agora somente CCNA. Vale ressaltar que não teremos mais as provas ICND1 e ICND2, então teremos atualização da prova sendo definida como 200-301.

   Para o modo Professional iremos também ter diversas modificações na qual teremos um ítem denominado com ” Tecnology Core “, e na sequência você podera escolher sua ” especializações “. Verifique abaixo um exemplo:

   Talvez vocês me perguntem o que seria essa ” bolinha roxa “, isso na verdade está trazendo a demanda adicionada sobre as certificações de DevNet, agregando a sua especialização ” Specialist “. Para isso temos também uma nova estrutura para abordar esses itens, conforme abaixo:

   Para a cadeia do CCIE também temos alterações, algumas boa e outras nem tanto ( rsrs ). De fato o item positivo que agora elas não serão mais de 2 anos de validade e sim vão acompanhar conforme as outras certificações sendo que ela agora terá uma validade de 3 anos, entretanto para as pessoas que pensavam no ” Emeritus ” isso acabou ficando um pouco mais longe, pois ela agora passará para 20 anos. Isso tem um motivo mas podemos discutir em outro post. 

   Enfim, não é momento de entrar em desespero e sim de fazer suas analises e traçar seus objetivos, validando qual caminho será melhor seguir até a mudança ou efetivamente após essa mudança. Nos vamos detalhar mais pontos em nossos posts, mas você pode conferir através do link denominado NextLevel.

   Se tiverem dúvidas podem ir postando em nossos comentários que podemos construir juntos nossas dúvidas e respostas. Espero que vocês tenham gostado desses detalhes.

Abs,
Rodrigo

0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2019/06/11/blog-cisco-anuncia-mudancas-em-seu-ciclo-de-certificacoes/

10 comentários

2 menções

Pular para o formulário de comentário

    • Tiago em 11 de junho de 2019 às 13:57
    • Responder

    São atualizações até que previsíveis, considerando a relevância da certificação para o mercado. Porém, veio de forma brusca, poucos imaginavam que mudaria tanto e tão de uma vez!

    0

    0
    1. Exato. Nos já esperavamos algumas mudanças devido a diversos produtos inseridos no portfolio, entretanto a mudança ocorreu na cadeia toda e todas as torres de tecnologia.

      0

      0
    • Valentim Malaca em 12 de junho de 2019 às 10:26
    • Responder

    Essa mudança deu – se a que motivo?

    0

    0
    1. A mudança como já venho comentando era esperado, pois os produtos estão alterando-se bastante e também que o mercado esta exigindo novas demandas para que você possa suportar as novas soluções. Todo o mercado de Redes/Infra/Telecom está em uma ” avalanche ” de inovações e devido a isso a especialização e conhecimento dos profissionais precisa estar equalizado.

      0

      0
    • Arli Junior em 10 de julho de 2019 às 14:39
    • Responder

    Boa tarde Ridrigo,

    Navegando pelas certificações da cisco, percebi que removeram o aviso de migração da CCNA Cyber Ops.

    Sabe alguma coisa sobre isso? pois na pagina da CCNA Cyber Ops na aba de migração, esta informando que não haverá nenhuma mudança para essa track.

    https://www.cisco.com/c/en/us/training-events/training-certifications/certifications/associate/ccna-cyber-ops.html#~stickynav=2

    Desde já obrigado.

    0

    0
    1. Olá Arli,
      Você esta correto, pois quando anunciado sobre a mudança no Cisco Live tinha-se a ideia que ela também iria ser atrelado aos tópicos do CCNA, porém depois de alguns dias ( 1 semana – acredito eu ) e algumas discussões sobre perder o valor, etc, foi de fato mencionado que essa certificação iria continuar separada. Segundo a notificação da Cisco ela não é ” networking role “. Assim foi colocado para nós:

      Update: It is now official that the CCNA Cyber Ops will not be combined into the new CCNA certification and there will not be any changes to this certification.

      Abs,

      0

      0
    • Arli Junior em 17 de julho de 2019 às 16:03
    • Responder

    Obrigado Rodrigo,

    Na sua opinião ou com alguma informação privilegiada, essa manutenção do CCNA CyberOps, significa que a tracker vai receber um CCNP e um possível CCIE?

    Ou pode ser migrada para alguma outra track no futuro?

    Atenciosamente,

    0

    0
    1. Olá Arli,

      Eu acredito que poderemos ter menções para crescer para um CCNP ( ouve-se falar ), mas se isso acontecer acho que será somente após essas mudanças se concretizarem e uma visão para ser final do ano de 2020.

      Abs,

      0

      0
    • Abner Cardoso em 19 de janeiro de 2020 às 09:56
    • Responder

    Alguma previsão para sair um treinamento para a nova certificação ccna?

    0

    0
    1. O meu treinamento? Se sim, pretendo liberar as aulas o quanto antes, porém muitos dos tópicos que foram adicionados ” DevOps ” eu já tenho trazido muito conteúdo em nosso BLOG, inclusive ensinando algumas facilidades.

      0

      0
  1. […] Acredito que isso não é novidade, pois essa notícia já esta rodando pelo nosso mundo Cisco já algum tempo. Isso deve-se que todo o formato das certificações foram alterados, porém aqui em nosso canal eu já havia notificado a todos através desse post. […]

    0

    0
  2. […] observo, esse modelo atual da Juniper é como estavamos anteriormente com a Cisco(em Fevereiro 2020), para qual eles criaram diferentes níveis de Associate para sua derminada torre de tecnologia […]

    0

    0

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate