VMware – Componentes do NSX – parte 2

Olá Pessoal,

   Dando continuidade a nossa serie, gostaria de trazer mais alguns componentes que de fato vão compor a solução para utilização do NSX, ou seja, esses componentes são os ítens que são construídos no momento que você irá fazer a implementação dessa solução.

   Para termos uma visão macro segue a estrutura para compor os ítens:


   Aqui podemos observar a distribuição de todos os ítens, que consequemente vamos tratar entre camada física e lógica, que por sua vez automaticamente estão atrelados ao ” Data Plane ” , ” Control Plane ” , ” Management Plane ” e o ultimo chamado de ” Cloud Consumption “, onde não irei fazer muito tratativa nesse momento, pois esta mais atrelado ao NSX-T.

Data Plane:

   O plano de dados do NSX é implementado pelo NSX vSwitch. O vSwitch no NSX para o vSphere é baseado no VDS, com alguns componentes adicionais. Os componentes complementares do NSX incluem módulos do kernel distribuídos como pacotes configuráveis de instalação do VMware ( VIBs ). Esses módulos são executados no hypervisor do kernel, fornecendo serviços incluindo roteamento distribuído, firewall distribuído e VXLAN para VLAN Bridging. 

   O NSX vSwitch permite o suporte para redes de ” overlay ” com o uso do protocolo VXLAN e a configuração de uma rede centralizada. O plano de dados também consiste em dispositivos de gateway que podem fornecer comunicação da rede lógica para a rede física ( por exemplo, VXLAN para VLAN ). Essa funcionalidade pode acontecer em L2 ( NSX bridging ) ou em L3 ( NSX roteamento ).

Control Plane:

   O controlador NSX é uma parte essencial do plano de controle do NSX. Com o vSphere Distributed Switch ( VDS ), o controlador ativa VXLAN livre de multicast e a programação do plano de controle dos elementos, bem como, roteamento Lógico Distribuído ( DLR ).

   O controlador NSX faz parte do plano de controle; é logicamente separado de todos os dados relacionados ao tráfego de comutação ( data plane ). Para melhorar ainda mais a alta disponibilidade e escalabilidade, o controlador NSX são implementados em um cluster de instâncias de números ímpares.

   Além do controlador, a VM de controle fornece o plano de controle de roteamento, o qual permite o encaminhamento local no ESXi e também permite o roteamento dinâmico entre o ESXI, bem como o roteamento norte-sul ( Northbound – Southbound ) fornecido pelo Edge VM. É fundamental entender que os dados do plano de controle nunca vão atravessar o plano de dados.

Management Plane:

   O NSX Manager é o plano de gerenciamento desse ecossistema. No NSX o gerenciador fornece configuração e orquestração de:
  • Componentes de rede lógicos – comutação lógica e roteamento
  • Serviços de rede e de borda
  • Serviços de segurança e firewall distribuído

   Os serviços de borda e de segurança podem ser fornecidos por qualquer dos componentes que compõe NSX Manager, ou por fornecedores integrados à terceiros. O gerente NSX permite a orquestração perfeita de serviços internos e externos. Todos os serviços de segurança, sejam internos ou de terceiros, são implantados e configurados via o plano de gerenciamento do NSX.

   Enfim, para que possamos reduzir um pouco sobre esse detalhamento segue abaixo as menções:

 
   Em nosso próximo post vou detalhar alguns outros componentes dessa estrutura falando sobre o NSX Manager, NSX Controllers e os passos para essa implementação.

Abs,
Rodrigo

0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2018/06/18/vmware-componentes-do-nsx-parte-2/

1 menção

  1. […] – História do NSX – Parte 1 by @BlogCiscoRedes (In Portugese / Em Português) VMware – Componentes do NSX – parte 2 by @BlogCiscoRedes (In Portugueses / Em Português) VMware – NSX Manager e Controller – […]

    0

    0

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate