Cisco Meraki – Clientes Bluetooth

Olá Pessoal,

   Voltando para nossos tópicos de Meraki, hoje gostaria de trazer algumas facilidades que podemos obter para identificar via ” Access Point ” nossos clientes bluetooth.

   Obviamente, para que isso ocorra seu equipamento precisa suportar essa demanda, porém se olharmos os modelos de AP da Meraki, podemos observar que praticamente quase todos os modelos já tem essa funcionalidade, com excessão apenas do MR20 e o MR70.

   Hoje as funcionalidades de Bluethooth podem ser utilizadas para outras características dentro de algumas soluções, com o intuito de observar o comportamento de algum usuário, rastreabilidade desses elementos dentro de algum espaço para capturar comportamentos e até fazer notificação via ” push ” e ” pull ” por alguma aplicação desenvolvida e que possa avisar seus usuários no momento que eles entram em algum estabelecimento. Essas demandas devem ser tratadas através dos “ beacons ” e gerenciadas através das ” UUIDs ” o qual será gerada pelo proprio portal da Meraki. Para ativar a funcionalidade devemos seguir para Wireless -> Bluetooth Settings, conforme abaixo, porém não vou detalhar muito sobre UUIDs devido a não conseguir emular nesse momento para vocês.

   A partir desse momento seus APs irão iniciar o escaneamento procurando esses elementos dentro de seu alcance, para que ele possa popular e informar os ativos que estão com o bluetooth ativado. Para que possamos verificar esses clientes devemos selecionar no equipamento em Wireless -> Bluethooth. Após isso, podemos observar abaixo os elementos.

   Após selecionar elemento você pode criar algumas politicas relacionado aos alertas, no momento que ele entra no seu alcance e quando ele sai de seu alcance. Essas notificações são executadas através de um e-mail para o administrador da conta.

   Após selecionar ” Edit Alerts ” você pode selecionar as notificações.

   Para ter um detalhamento maior sobre os “ scanning ” das APIs para o Bluetooth recomendo visualizar essa documentação Meraki para entender um pouco melhor, se por acaso você deseja analisar isso dentro de seu ambiente.

   Em nosso proximo post vou detalhar um pouco sobre o escanamento via APIs para identificar os usuarios de WIFI e montar nosso mapa de “ heatmap “.

Abs,
Rodrigo

0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2018/06/21/cisco-meraki-clientes-bluetooth/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate