Olá Pessoal,
Acredito que todos já devem ter escutado esse termo ” BYOD “. Enfim, que isso representa para nós?
Esse termo fazendo uma tradução explicativa seria ” Traga seu equipamento pessoal para nosso ambiente corporativo “, ou seja, nosso tablet, smartphone de uso particular sendo utilizado em nossa estrutura corporativa.
Essa facilidade/necessidade/imposição foi criando-se devido a todos hoje em dia ter um equipamento que tenha seus interesses particulares e ao mesmo tempo consiga atender minha demanda profissional, facilitando assim meu trabalho e gerando uma disponibilidade maior para ambos ( particular e profissional ).
Como todos nós sabemos a venda de dispositivos móveis, tablets aumentaram drasticamente nesse ano de 2013, segundo notícias temos aumento de 151% nas vendas de tablet ( http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/37665/37665 ) e o Brasil até Out/2013 tem 269,9 milhões de celulares ( http://www.teleco.com.br/ncel.asp ), portanto cada vez mais os usuários tem seus próprios equipamentos e desta forma desejam utilizar em qualquer lugar para que de uma forma ou outra possa interagir ou performar em seu trabalho.
Baseado em mais números podemos dizer que 53% dos funcionários de TI utilizam seus próprios dispositivos e 77% dos funcionários executivos utilizam-se de seu próprio dispositivo. Abaixo podemos ver a expectativa do crescimento, onde o Brasil se encontra em quarto.
Entretanto o desafio para o time de TI acaba aumentando, pois novas políticas precisam ser criadas para suportar esse crescimento exponencial e que de fato não impacte nos negócios da empresa. Porém esse é um dos mitos que devemos ficar atento, pois em algumas situações as empresas, gerentes de TI e suporte vêem como um aumento de trabalho e com certeza mais ” dor de cabeça “.
Como mencionado acima é uma tecnologia que vem com a evolução e isso pode ser implementado desde que existam políticas que devem ser ” seguidas “. O porque da menção seguidas?
Em muitas situações as empresas acabam não criando sua política e criando exceções para determinados cargos que de fato acabam infringindo a política, ou seja, a regra deve ser criada e ser seguida por todos.
Um dos pontos mais desafiador no BYOD é a questão de cultura e propriamente o fato da segurança, onde temos vários pontos que são discutidos, pois informações confidenciais podem ser compartilhadas e a vulnerabilidade aumenta drasticamente, já que esse equipamento de fato não é controlado pela empresa. Segue abaixo mais dados:
Mas vale ressaltar que temos diversos recursos para criar essa política e efetivamente controlar, ou seja, de uma forma ou de outra nosso papel é oferecer mobilidade para nossa infra-estrutura e controla-lá.
Espero que gostem desse tópico e acredito que podemos discutir diversos pontos. Let’s GO!!!
Abs,
Rodrigo
Fonte:
Cisco
Check Point
Comentários Recentes