Pesquisa IDC – Área de Tecnologia

Olá Pessoal,

  A Cisco publicou os resultados de uma pesquisa encomendada à IDC sobre o mercado de redes e a formação de mão-de-obra para a América Latina até 2015.

[gview file=”https://www.ciscoredes.com.br/wp-content/uploads/Cisco_Networking_Academy.pdf”]

  É muito interessante verificar que a Cisco está preocupada não só com as tecnologias e expandir a participação no mercado, mas também está preocupada se haverá pessoas para planejar, configurar, instalar, operar e dar suporte à esses equipamentos e redes.

Vale a pena conferir Wink

Abs,
Rodrigo

0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2013/03/14/pesquisa-idc-area-de-tecnologia/

4 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Rodrigo, muito interessante essa pesquisa, obrigado por compartilhar!

    Você saberia me dizer qual o nível de especialização considerado nessa pesquisa (CCNA, CCNP, CCIE)?

    Obrigado,
    Elias

    0

    0
    1. Olá elias,
      Nesse caso essa pesquisa não teve o contexto de abordar em qual nível de certificação estaria contido esses números. Ela deu uma abordagem relacionada a tecnologia e as expansões de cada tecnologia versus o que temos hoje ( mão de obra ).

      Abs,
      Rodrigo

      0

      0
  2. @Rodrigo Rovere
    Aí vem a minha segunda pergunta: Wireless, Segurança, VoIP estão todas no grupo “Essential Technologies”. Eu tenho o CCNA e gostaria de dar continuidade nos estudos, porém, ainda não sei o que seguir. CCNP R&S é um sonho e, dando uma olhada nos tópicos do CCNP, tem muito a ver com o que vi no CCNA e gostaria de trabalhar.
    Porém, tenho visto algumas pessoas adicionando outras certificações (CCNA Security, CCNA Voice, etc). Imagino que já estão de olho naquele outro grupo “Cross Technologies”.

    Na sua opinião, o que seria mais vantajoso para quem só tem o CCNA? É melhor iniciar o estudo do CCNP ou entrar em alguma especialização antes (CCNA Voice, CCNA Wireless, etc)? Eu não saberia dizer qual eu gostaria mais, porém, na minha visão ainda limitada eu acho que se fosse seguir alguma outra especialização eu escolheria Wireless.

    Obrigado,
    Elias

    0

    0
  3. @eliasms
    Exatamente esse é ponto que devemos ressaltar. Hoje qualquer empresa gostaria de contratar uma pessoa para qual ela tenha conhecimento em diversos segmentos ( security, voice, R&S ), mas cada vez é mais dificil devido a especialização que exige de cada profissional, que por sua vez acaba tornando-se esse profissional como sendo o ” famoso mosca branca “, em consequencia a mão de obra mais cara ( acho justissímo ). Como a pesquisa é respondida pelas empresas a tendência seria enfatizar em ” Cross Technologies”.

    Em relação a direção da especialização eu acredito que nesse momento é interessante ter uma base sólida de conhecimento em outros segmentos ( security, voice, cloud ), pois irá dar uma visibilidade grande para o mercado e com certeza focar em um especialização para ser o seu ponto forte na concorrência com o mercado. Isso ainda pode gerar um bom debate.

    0

    0

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate