BLOG – NFD20 – PathSolutions – Nova Forma de Troubleshooting

NFD20 e PathSolutionOlá Pessoal,

   Devido a diversos fatores eu ainda não havia finalizado meus posts relacionado ao evento que participei em Fevereiro de 2019 via Network Field Day. ( NFD20 ).

   Com isso volto hoje aqui, para falar um pouco mais sobre a sessão que tivemos da empresa Path Solutions. Talvez vocês possam me perguntar, nossa porque depois de tanto tempo ele ainda quer falar sobre isso? De fato como estou aqui para trazer informações que de alguma forma é interessante para nosso entendimento, e também seja de algum valor para nossos leitores, pois acredito que isso possa ajudar em seu dia a dia.

   Para iniciarmos o ” Slogan ” da empresa é conforme abaixo, ou seja, não deixe sua rede como uma tartaruga ( lenta ).


   Essa apresentação foi feita pelo CTO – Tim Titus ( Twitter: @gopathsolution ), no qual a empresa foi fundada no ínicio de 2007, com a intenção de prover maior automação com as informações coletadas e analisadas da rede. Para isso foi colocado as facilidades para executar uma ” root-analyze ” através de uma interface, e assim ter uma dado concreto do porque teve aquele problema. 

   Não posso mentir, entretanto a interface gráfica da ferramenta não é a mais agradável lembrando algumas épocas passadas ( Windows 95 ), entretanto não se preocupe nesse momento com essa ” perfumaria ” e sim com as funcionalidades do software. Em um dos questionamentos fora da apresentação o Tim mencionou que esse design está sendo analisado para trazer uma melhor visibilidade para os usuários.

 Introdução  

   Desta forma, ele apresentou seu conjunto de ferramentas atrelados ao gerenciamento de desempenho, conhecido como TotalView, no qual ele trouxe a historia que essa solução veio depois de ter passado anos como engenheiro de redes, tentanto entender alertas desconectados e informações de pesquisas ( BLOG, sites de Fabricante, etc ) durante os eventos de ” troubleshooting “. Talvez você esteja se perguntando eu faço isso muitas vezes durante o dia.

   Acredito que não somente você mas eu também já tive diversos momentos pesquisando sobre as razoes por trás daquelas mensagens de sylog, validações dos contadores de erros das interfaces, por isso que PathSolution criou esse conjunto de ferramentas que ajudaria chamar atenção dos Técnicos para os erros das rede e assim fornecer informações mais consolidadas, com passos úteis para resolver.

   Para entender um pouco melhor veja apresentação feita pela empresa:

Detalhamento   

   Para detalhar um pouco mais sobre o produto o TotalView monitora todas as interfaces de um dispositivo de rede e pesquisa em seus 19 contadores para mostrar uma visão completa da saúde de sua rede. Uma das questões que surgiu foi sobre a metodologia para executar captura ” polling “, pois imagina-se o trafego e dados para capturar todas essas informações, entretanto a menção foi trazer que isso pode ser feito através das MIBs, MIBs personalizadas, porém ainda existe menções sobre perca de desempenho da rede através desses ciclos de pesquisa para ferramenta trazer essa analise. Com isso a empresa mencionou que acredita que o SNMP ainda fornece dados muito rico e que estão faltando ainda em soluções de Telemetria.

   A questão principal ainda menciona, como o TotalView evita a falta de dados em ambientes grandes se coleta por padrão de 5 minutos? Sua resposta é um pouco diferente de outras plataformas de monitoramento.

   PathSolutions então ao invés de enviar uma única solicitação para um switch de 48 portas para percorrer o MIB e analisar as estatísticas da interface, eles enviam uma única solicitação de 512k/interface para as informações, ou seja, muito mais específico. Isso não só torna o monitoramento leve na rede, mas também garante a coleta rápida e completa. Para empresas com ambientes grandes, este método de coleta pode ser um divisor de águas, especialmente quando combinado com as ajudas baseadas em contexto.

   Esse contexto está muito atrelado ao que já foi mencionado anteriormente, ou seja, imagina você chegando em sua plataforma na qual recebeu um email com o alerta, você verifica que seu switch core incrementou muitos ” FCS Errors “, mas que ao mesmo tempo você já tem essa ” Wiki ” associada, onde ela pesquisou em diversos sites e até do fabricante para trazer um dado mais apurado do porque aquele erro ocorreu. Parece meio mágico, mas isso é algo que esta trabalhando-se com as menções de mercado ” Big Data “, ” Automation ” e ” Previsibility

   Você pode conferir com maiores detalhes apresentação do produto e tirar suas próprias conclusões.

   Um dos itens que pode se destacar para você é o mapeamento de sua rede conforme descoberto pelo TotalView. É de grande ajuda para que você possa ver onde os problemas estão acontecendo. Infelizmente, Tim disse que o software não foi capaz de exportar essa topologia para ferramentas como o Visio. De todas as imperfeições ( e não houve muitas que eu tenha visto ) esta foi uma grande imperfeição. A razão por trás dessa decisão foi que a maioria das redes estão em uma grande quantidade de mudanças e um documento do Visio só tira foto do que “era” e não do que “é”. Outro ponto para destacar-se que ainda não tem compatibilidade para analises em IPv6. 🙁

   Enfim, em linhas gerais eu acredito que tem ítens para serem desenvolvidos, mas o motor de analise por tras da ferramenta acaba destacando-se para trazer uma visibilidade mais apurada.

   Espero que vocês tenham gostado e deixe seus comentários abaixo sobre o que achou e continue nos seguindo que mais conteúdos serão divulgados.

Abs,
Rodrigo

 

0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2019/07/04/blog-nfd20-pathsolutions-nova-forma-de-troubleshooting/

1 menção

  1. […] PathSolutions – Nova Forma de Troubleshooting […]

    0

    0

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate