EIGRP – Configuração Load Balance

Olá Pessoal,

   Acredito que todos já tenham escutado em algum momento que precisamos melhorar a performance da rede, porém não temos ” $$$ ” para fazer upgrades em circuitos, equipamentos, etc.

   Partindo desse principio, podemos pensar em fazer algo que seja rapido e pratico, portanto gostaria de compartilhar com vocês uma dica para habilitar o balanceamento por custos desiguais utilizando o EIGRP.

   Para nossa analise gostaria de compartilhar essa topologia:

topologia_eigrpp_variance

   A logica de raciocinio será baseado entre o Router E para a Network X. Os valores utilizados aqui são inteiros para facilitar em nossa analise, tendo assim podemos considerar:

  • E-B-A com metrica de 30
  • E-C-A com metrica de 20
  • E-D-A com metrica de 45

   Olhando os valores teríamos apenas o caminho ECA como disponível na tabela de roteamento para alcançar a rede X, ou seja, o ” sucessor “, porém gostaríamos de balancear. Para isso devemos aplicar essa configuração dentro do processo de EGIRP:

router eigrp 1

variance 2

   Esta configuração aumenta a métrica mínima para 40 ( 2 * 20 = 40 ). O EIGRP inclui todas as rotas que têm uma métrica menor ou igual a 40 e que satisfazem a FC ( feasible condition ). EIGRP agora usa dois caminhos para chegar à rede X, E-C-A e E-B-A, porque ambos os caminhos têm uma métrica de menos de 40. O EIGRP não usa o caminho E-D-A porque esse caminho tem uma métrica de 45, que não é menor que o valor da métrica mínima de 40, devido à configuração de variância. Além disso, RD ( report distance ) do vizinho D é 25, que é maior do que FD ( feasible distance ) de 20 a C. Isso significa que, mesmo se a variância for definida como 3, o caminho E-D-A não é selecionado para o balanceamento de carga porque o roteador D não é um sucessor viável ( feasible sucessor ).

   Espero que tenham gostado!!!

Abs,
Rodrigo

Fonte: http://www.cisco.com/c/en/us/support/docs/ip/enhanced-interior-gateway-routing-protocol-eigrp/13677-19.html

0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2016/11/29/eigrp-configuracao-load-balance/

2 comentários

    • Rodrigo Marques em 11 de fevereiro de 2019 às 18:46
    • Responder

    Boa tarde Rodrigo,tudo tranquilo ? Só uma duvida que tive aqui, no trecho =onde descreve ” Olhando os valores teríamos apenas o caminho ECA como disponível na tabela de roteamento para alcançar a rede X, ou seja, o ” feasible sucessor “,

    o caminho ECA não seria a Rota Sucessor ? (que seria instalada na tabela de roteamento)

    e a rota EBA seria a Feasible sucessor, que seria instalada na tabela topologica [rota backup]

    1

    0
    1. Olá Rodrigo ( xará ), rsrsrs

      Perdão na verdade acabou ficando algo digitado que não esta correto conforme sua menção. Acredito que no momento acabei digitando errado e ao mesmo tempo colocando outra palavra.

      De fato seria ” sucessor “, pois todos que estão na tabela de roteamento são denominados ” sucessor “.

      Obrigado pela notificação e já fixado o texto.

      0

      0

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate