Olá Pessoal,
Acredito que todos já tenham escutado em algum momento que precisamos melhorar a performance da rede, porém não temos ” $$$ ” para fazer upgrades em circuitos, equipamentos, etc.
Partindo desse principio, podemos pensar em fazer algo que seja rapido e pratico, portanto gostaria de compartilhar com vocês uma dica para habilitar o balanceamento por custos desiguais utilizando o EIGRP.
Para nossa analise gostaria de compartilhar essa topologia:
A logica de raciocinio será baseado entre o Router E para a Network X. Os valores utilizados aqui são inteiros para facilitar em nossa analise, tendo assim podemos considerar:
- E-B-A com metrica de 30
- E-C-A com metrica de 20
- E-D-A com metrica de 45
Olhando os valores teríamos apenas o caminho ECA como disponível na tabela de roteamento para alcançar a rede X, ou seja, o ” sucessor “, porém gostaríamos de balancear. Para isso devemos aplicar essa configuração dentro do processo de EGIRP:
router eigrp 1
variance 2
Esta configuração aumenta a métrica mínima para 40 ( 2 * 20 = 40 ). O EIGRP inclui todas as rotas que têm uma métrica menor ou igual a 40 e que satisfazem a FC ( feasible condition ). EIGRP agora usa dois caminhos para chegar à rede X, E-C-A e E-B-A, porque ambos os caminhos têm uma métrica de menos de 40. O EIGRP não usa o caminho E-D-A porque esse caminho tem uma métrica de 45, que não é menor que o valor da métrica mínima de 40, devido à configuração de variância. Além disso, RD ( report distance ) do vizinho D é 25, que é maior do que FD ( feasible distance ) de 20 a C. Isso significa que, mesmo se a variância for definida como 3, o caminho E-D-A não é selecionado para o balanceamento de carga porque o roteador D não é um sucessor viável ( feasible sucessor ).
Espero que tenham gostado!!!
Abs,
Rodrigo
2 comentários
Boa tarde Rodrigo,tudo tranquilo ? Só uma duvida que tive aqui, no trecho =onde descreve ” Olhando os valores teríamos apenas o caminho ECA como disponível na tabela de roteamento para alcançar a rede X, ou seja, o ” feasible sucessor “,
o caminho ECA não seria a Rota Sucessor ? (que seria instalada na tabela de roteamento)
e a rota EBA seria a Feasible sucessor, que seria instalada na tabela topologica [rota backup]
Autor
Olá Rodrigo ( xará ), rsrsrs
Perdão na verdade acabou ficando algo digitado que não esta correto conforme sua menção. Acredito que no momento acabei digitando errado e ao mesmo tempo colocando outra palavra.
De fato seria ” sucessor “, pois todos que estão na tabela de roteamento são denominados ” sucessor “.
Obrigado pela notificação e já fixado o texto.