VMworld 2018 – Day 2 – Terça Feira

Olá Pessoal,

   Continuando nossos posts diretamente da VMworld, hoje venho trazer um resumo de tudo que aconteceu durante meu dia no evento.

   Dessa vez o keynote foi um pouco diferente, o segundo dia sempre tem algumas entrevistas com alguns clientes da VMware apresentada pelo Sanjay Poonen. O assunto dessa vez foi a Transformação Digital nas empresas, bem como o processo de evolução dentro do ambiente VMware, sendo mencionado como um ” Software Defined Everything “.

  • Server Virtualization – Ano 2000
  • Software Defined Storage – Ano 2009
  • Software Defined Networking – Ano 2012
  • Software Defined Digital Workspace – Ano 2014
  • Multi-Cloud, Hybrid Cloud and Virtual Cloud Networking – Ano 2016-2018

   Alguns números foram mostrados falando sobre o impacto do NSX, contraste entre os diferentes ambientes ( On-premises, Hybrid Cloud, etc ) e a visão que a VMware tem para o futuro. Vocês podem observar esses ítens através dos slides que capturei na apresentação. Não estão perfeitos, mas acredito que vocês podem ter idéias sobre a projeção.

General_session_Santay_pic2General_session_Santay_pic3General_Session_Santay_Vmworld

  Enfim, o  mais esperado dessa keynote era a palestra da Malala  Yousafzai, vencedora do Nobel da Paz de 2014. Para quem não a conhece ela lutou muito pelo direito das pessoas, principalmente das mulheres, de ter acesso a educação no Paquistão durante a ocupação do Taliban que baniu as garotas das escolas. O mais interessante é que nessa época ela tinha apenas 14 anos, então é incrível uma criança dessa idade se preocupar tanto com a educação e o futuro do seu país. Durante a palestra a VMware anunciou que irá ajudar a fundação de Malala no seu trabalho pela luta da educação e das mulheres no mundo. Segue algumas fotos para vocês conhecerem a Malala.

Malala_VMworld_pic1Malala_VMworld_pic2Malala_VMworld_pic3

   Após o keynote eu vi algumas pessoas comentando qual a ligação entre a Malala e a VMware e por que ela? Acho que é difícil para alguns perceber a importância do trabalho dela se você cresceu e vive em um país desenvolvido. Mas no Oriente Médio a luta pelos diretos das mulheres e muito forte e por isso o trabalho da Malala é tão importante. Em uma área como a nossa, predominantemente masculina, acho que a mensagem que ela passa é bem clara. As mulheres precisam de mais espaço nesse mercado. Na área de infraestrutura a quantidade de mulheres é muito baixo e isso precisa mudar.

   Após essa sessão segui meu cronograma indo para as apresentações relacionadas ao NSX para Service Provider. Em minha primeira sessão fiquei um pouco decepcionado, pois de fato não consegui visualizar aquilo que eu esperava trazendo design efetivos para Service Provider, mas muitas menções falando sobre as duas versão que temos ( NSX-V e NSX-T ) e seus comparativos o qual a principal diferença está relacionada ao suporte a implementção para VSphere e outra utilizando hypervisor distinto ( KVM, Openstack, etc ). Os pontos interessantes que eles trouxeram são algumas atualizações que estão sendo lançadas ( vCloud Director 9.5, NSX-T, NSX-V 6.4 ), e os esforços nesse momento que estão voltados para o desenvolvimento nas demandas de VPN ( L2 e L3 ). Seguem alguns slides:

   

 

 

 

   Em minha segunda sessão técnica fui assistir “ Customer Panel on NSX SD-WAN by Velocloud “, na qual eles trouxeram 3 clientes com diferentes situações colocando assim as necessidades e dificuldades para fazer suas migrações de um ambiente legado ( MPLS ) para ambientes híbridos com a utilização de somente links de internet, breakout local para acessos as aplições em Cloud. Futuramente vou detalhar um pouco sobre esse bate papo, porém de fato eles mencionaram números e facilidades após essas migrações. As empresas participantes foram ” NorthGate Gonzalez, Equity Trust, Fidelity National Financial “.

   Para finalizar o dia tivemos nossa festa do vExpert e para concluir tiramos uma foto com nada mais que o CEO da VMware Pat Gelsinger

   Continue acompanhando nosso BLOG que mais novidades serão publicadas!!!  🙂 

Abs,
Rodrigo

0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2018/08/29/vmworld-2018-day-2-terca-feira/

1 comentário

    • Tiago Meireles em 31 de agosto de 2018 às 11:03
    • Responder

    Excelente cobertura Rodrigo. Muito bacana ter uma ideia do que está acontecendo em um evento importante como esse, através da sua perspectiva, de engenheiro e educador.
    Obrigado!

    0

    0

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate