DNS – Client OpenDNS – IP dinâmico

Olá Pessoal,

   Como explicado em nosso post sobre o OpenDNS, hoje venho aqui para responder algumas perguntas que acabei recebendo no sentido de utilizar o serviço free, porém devido hoje a maioria das pessoas terem seu IP dinâmico em seus planos de internet, como deveríamos fazer essa tratativa para gerenciar nossos filtros.

   Bom, essa pergunta foi fácil, pois existe um cliente que pode fazer essa atualização automatica.  😉 

   Quando é feito o cadastro no OpenDNS mencionando como sendo o plano ” Home “, você irá selecionar que seu IP é dinâmico, pois o controle dos filtros são identificados a partir do momento que ele sabe qual é a origem que está solicitando o serviço DNS, fazendo assim o ” match ” que você definiu para sua conta. Entretanto, se o IP é dinâmico e não estiver atualizado com seu IP real os filtros não iram funcionar.

   Pensando nisso a ideia é a mesma que o serviço DDNS executa para responder aquele endereço que você cadastra, portanto para o OpenDNS você pode instalar o cliente que no momento que você iniciar sua máquina ( desktop ) seu endereço vai ser automaticamente atualizado na nuvem Cisco Umbrella. Para adquirir client OpenDNS acesse o link.

   Após a instalação você terá um programa sendo executado em sua barra de ” task “, e ao mesmo tempo você pode consultar quando ele fez suas atualizações.

   Com isso podemos ficar tranquilos que nossos filtros permanecem funcionando normalmente.  😀 

Abs,
Rodrigo

0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2018/05/23/dns-client-opendns-ip-dinamico/

2 comentários

1 menção

  1. Muito bom Rodrigo.
    Uma opção é fazer a integração através do roteador (se ele permitir), assim não precisa do client.
    http://brainwork.com.br/2016/03/17/protegendo-sua-rede-domstica-com-opendns/

    0

    0
    1. Perfeito. Muito bem detalhado em seu post para utilização nesses roteadores domésticos ( se permitir ) selecionar a função do DDNS.

      0

      0
  1. […]  Para isso temos um post sobre o OpenDNS onde a demanda para esse caso será idêntica, portanto valide através da nossa […]

    0

    0

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate