BLOG – NFD25 – Juniper + Apstra – IBN

Olá Pessoal,

Como todos devem ter visto, nos participamos do “Networking Field Day”, como anunciado em nosso post, desta forma agora venho aqui para trazer algumas informações interessantes capturadas em nossas sessões e também dicas para caso alguém tenha perdido as sessões possa revé-las novamente.

Bom, como podem visualizar hoje venho aqui para falar um pouco sobre apresentação da Juniper, entretanto não sei se todos sabem, mas a Juniper adquiriu recentemente Apstra, que por sua vez é uma empresa muito dedicada automação de Datacenter com integrações para diferentes vendors ( VMware, Cisco, Arista, etc ).

De fato, eu gostaria de mencionar que todas as apresentações focaram muito nas “demo”, o que é excelente para visualizar, entender um pouco mais sobre os produtos. Meu dilema “We love demos!!”

Pensando nessas características, foi feito a demonstração da facilidade de criar-se um DCI entre dois Datacenter, para qual foi feito através de dois “leafs” via “underlay”. Para melhor detalhamento, segue a topologia para visualização.

Baseado nisso e para visualização segue as metodologias de configurações, onde de fato há se a necessidade apenas de fechar o tunnel, através de duas telas para posteriormente fazer os testes entre os servidores. Verifique o vídeo abaixo:

No próximo exemplo visualizamos as questões de configurações, mais voltado para os parâmetros do IBN ( Intent Base Network ), ou seja, esses parâmetros acabam sendo mais direcionados para as caracterśiticas sobre as intenções da rede, que leva você a ter mais dinamismo e automação para seus “desejos“.

Isso traz aquele desejo de você fazer as configurações baseado nas famosas “tags”. Com isso, você cria o seu template para as conectividades de VLAN/VXLAN member, sub-interfaces, BGP Peering, Routing Policy, desde da conectividade server ( Mgmt, Storage, Overlay ) até seus devices leaf, spine, border, DCI, etc. Veja a situação que temos para questões por exemplo de termos interfaces flapping em nosso ambiente de storage, para qual você visualiza através de probes dentro do grupo como um todo via API. Assista o vídeo da demonstração.

Para finalizar uma “demo” que achei fantástica devido a integração com diversas ferramentas, e a maioria delas são open-source (Slack, Ansible, Chatbot, Nautobot, EVE-NG) atuando diretamente mais para a pesperctiva de automação, pois traz a integração com ServiceNow ( gerência de tickets ). Vale a pena assistir e verificar a quantidade de caminhos que podemos pensar para trazer para seu ambiente. Para demonstrar o topologia do EVE-NG para a demo. rs!

Segue o vídeo para acompanhamento.

Nessas apresentações tivemos mais algumas informações interessantes, como a integração rápida e conclusiva do Apstra com o VMware NSX-T ( N-VDS, Underlay Mapping, expõe via API através de blueprint prontos, hypervisor integrado, etc ), bem como também uma sessão curta trazendo a visibilidade sobre os destaques de uma jornada na operação. Para conferir essas sessões recomendo olhar a playlist do evento no Youtube.

Como dica demonstrada na sessão, existi vários caminhos para praticarmos e também aprender um pouco mais sobre Apstra/Juniper. Inicialmente, você pode fazer 4 treinamentos bem interessante para iniciação no entendimento do AOS, e depois fazer laboratórios ( sandbox ) de várias topologias pré-definida e configurada dentro do Juniper vLabs. Vale muito a pena!!!

Conclusão

EU sinceramente fiquei surpreso com a facilidade de integração já definida dentro da ferramenta, bem como a visibilidade que ela traz de forma simples e intuitiva. Não sei se todos conhecem o Contrail da Juniper, mas é uma intuição minha após essas sessões e novamente opinião própria minha que em algum momento muito dos recursos já desenvolvidos do Contrail estarão embutidos no Apstra, por consequência o contrail irá “morrer”, devido a muito das facilidades/integração já estarem prontas e bem mais maduras no Apstra.

Espero que vocês tenham gostado e fiquem à vontade para comentar e compartilhar informações para esse tópico, pois são ítens novos para eu navegar. 🙂

Abs,
Rodrigo


Disclaimer: Gelstalt IT, the organizers of Networking Field Day, invited me to be a delegate, no gifts or swag influenced my decisions in writing this blog post. I do not receive cash compensation as a delegate. Also, I do not receive compensation for writing about or promoting Networking Field Day, all thoughts are my own and writing from my keyboard.

0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2021/05/24/blog-nfd25-juniper-apstra-ibn/

1 menção

  1. […] NFD25 – Juniper + Apstra – IBN […]

    0

    0

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate