BLOG – Iniciando conhecimento no Oracle Cloud – Parte 1

Olá Pessoal,

Hoje venho aqui para trazer alguns tópicos novos relacionados alguns testes que estou vivenciando, obviamente estou tentanto descobrir outros parâmetros relacionado a esse mundo nosso de integração e cloud.

Após participar de um evento online convidado pelo nosso amigo Valdecir ( @homelaber ), tenho a intenção de obter alguns conhecimentos e com isso também compartilhar aquilo que estou aprendendo para que isso possa ser ” pulverizado “ para todos que nos acompanham.

Pois bem, nós tivemos uma explicação de diferentes produtos entre os dias 14 e 15 da Cloud Oracle, denominado OCI. Isso foi apresentado como sendo um WorkShop para Bloggers, com 22 convidados chamado OCI Blogger Day.

Para que isso ocorre-se foi oferecido através de um plano free de U$500,00 para utilizarmos um tenant, e desta forma foram denominados alguns laboratórios para que pudessemos praticar os conceitos que estavam sendo explicados em tempo real. Dentro desses dois dias foram vivenciados diferentes tópicos sobre:

– Conceitos do Portal
– OCI Networking
– OCI Computing
– OCI Architecture Center
– OCI Storage
– OCI Load Balance
– OCI Container Engine para Kubernetes
– Oracle Cloud VMware Service

Talvez, vocês estejam se perguntando. Será que não posso obter um plano free?

Pode sim. 🙂

Como obter o plano free

Para você fazer o cadastro do plano free é muito rapido e prático, pois aquele ítem que de fato você não precisa inserir seu cartão para que possa obter esse cadastro e habilitar sua conta. No plano free você pode utilizar todos os produtos e terá U$300 para utilizar durante 30 dias. Vale lembrar que para verificar todos os produtos e obter uma facilidade maior nesse momento é recomendado que selecione a região de Ashburn, pois se observar já temos em São Paulo, entretanto não irá dar a possibilidade de avaliar todos os produtos.

Desta forma, acesse esse link ( https://www.oracle.com/br/cloud/free/ ) e faça seu cadastro e já comece a utilizar e avaliar o produto.

Plano Free Forever

Pois bem, acredito que todos perguntam. Depois que acabar meus créditos não posso mais utilizar a estrutura de Cloud no meu plano free? A resposta pode usar sim, porém terá menos recursos e funcionalidades, mas posso dizer que até o momento esse free pode ajudar muita gente a desenvolver algo para estudos e para utilização de outros serviços.

Ele é denominado “ Always Free “. Confira abaixo o que pode você pode utilizar.

Detalhamento

Como deve ser novo para todos e também para mim, estou lendo alguns documentos para observar como fazer as implementações e aprendendo para de fato explicar alguns ítens que estou estudando. Desta forma fiquem ligados que novos posts serão criados aqui para explicar um pouco sobre essa estrutura e tópicos que estou pensando em criar, voltando um pouco para nosso mundo de Networking.

Com isso, em nosso proximo post pretendo trazer para vocês como conectar meu Meraki via VPN a estrutura de um DC dentro da Oracle. Espero obter sucesso!!!

Conclusão

O treinamento foi bem interessante, pois conseguiu trazer um ” overview ” basico nos termos mais conhecidos dentro dos ambientes de cloud e ofereceu essa oportunidade para buscarmos novos conhecimentos e avaliar algo que de fato fazemos em nosso dia a dia.

Fique ligado que temos novos posts para sair do forno. 🙂

Abs,
Rodrigo

0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2020/05/25/blog-iniciando-conhecimento-no-oracle-cloud-parte-1/

1 menção

  1. […] detalhado em nosso post anterior, hoje iremos fazer algumas tratativas relacionado a criação de uma conectividade entre meu […]

    0

    0

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate