Featured image of post BLOG – Iniciando conhecimento no Oracle Cloud – Parte 1

BLOG – Iniciando conhecimento no Oracle Cloud – Parte 1

Neste post explico como fazer um cadastro free para a Cloud da Oracle denominada OCI. Isso foi evidenciado através de um treinamento para BLOGGER em Maio.

Olá Pessoal,

Hoje venho aqui para trazer alguns tópicos novos relacionados alguns testes que estou vivenciando, obviamente estou tentanto descobrir outros parâmetros relacionado a esse mundo nosso de integração e cloud.

Após participar de um evento online convidado pelo nosso amigo Valdecir ( @homelaber ), tenho a intenção de obter alguns conhecimentos e com isso também compartilhar aquilo que estou aprendendo para que isso possa ser ” pulverizado “ para todos que nos acompanham.

Pois bem, nós tivemos uma explicação de diferentes produtos entre os dias 14 e 15 da Cloud Oracle, denominado OCI. Isso foi apresentado como sendo um WorkShop para Bloggers, com 22 convidados chamado OCI Blogger Day.

Para que isso ocorre-se foi oferecido através de um plano free de U$500,00 para utilizarmos um tenant, e desta forma foram denominados alguns laboratórios para que pudessemos praticar os conceitos que estavam sendo explicados em tempo real. Dentro desses dois dias foram vivenciados diferentes tópicos sobre:

– Conceitos do Portal
– OCI Networking
– OCI Computing
– OCI Architecture Center
– OCI Storage
– OCI Load Balance
– OCI Container Engine para Kubernetes
– Oracle Cloud VMware Service

Talvez, vocês estejam se perguntando. Será que não posso obter um plano free?

Pode sim. 🙂

Como obter o plano free

Para você fazer o cadastro do plano free é muito rapido e prático, pois aquele ítem que de fato você não precisa inserir seu cartão para que possa obter esse cadastro e habilitar sua conta. No plano free você pode utilizar todos os produtos e terá U$300 para utilizar durante 30 dias. Vale lembrar que para verificar todos os produtos e obter uma facilidade maior nesse momento é recomendado que selecione a região de Ashburn, pois se observar já temos em São Paulo, entretanto não irá dar a possibilidade de avaliar todos os produtos.

Desta forma, acesse esse link ( https://www.oracle.com/br/cloud/free/ ) e faça seu cadastro e já comece a utilizar e avaliar o produto.

Plano Free Forever

Pois bem, acredito que todos perguntam. Depois que acabar meus créditos não posso mais utilizar a estrutura de Cloud no meu plano free? A resposta pode usar sim, porém terá menos recursos e funcionalidades, mas posso dizer que até o momento esse free pode ajudar muita gente a desenvolver algo para estudos e para utilização de outros serviços.

Ele é denominado “ Always Free “. Confira abaixo o que pode você pode utilizar.

Detalhamento

Como deve ser novo para todos e também para mim, estou lendo alguns documentos para observar como fazer as implementações e aprendendo para de fato explicar alguns ítens que estou estudando. Desta forma fiquem ligados que novos posts serão criados aqui para explicar um pouco sobre essa estrutura e tópicos que estou pensando em criar, voltando um pouco para nosso mundo de Networking.

Com isso, em nosso proximo post pretendo trazer para vocês como conectar meu Meraki via VPN a estrutura de um DC dentro da Oracle. Espero obter sucesso!!!

Conclusão

O treinamento foi bem interessante, pois conseguiu trazer um ” overview ” basico nos termos mais conhecidos dentro dos ambientes de cloud e ofereceu essa oportunidade para buscarmos novos conhecimentos e avaliar algo que de fato fazemos em nosso dia a dia.

Fique ligado que temos novos posts para sair do forno. 🙂

Abs,
Rodrigo

Cisco Redes — Tecnologia em suas mãos
Criado com Hugo
Tema Stack desenvolvido por Jimmy