BLOG – NFD20 – SnapRoute

NFD and SnapRoute

Olá comunidade,

   Dando sequencia a nossa serie de posts, atrelados a participação que fiz para o Tech Field Day vamos hoje detalhar um pouco mais sobre a sessão da SnapRoute

   De uma forma ou de outra acredito que iremos entrar em um item polêmico, bem como o mais difícil ( para eu como leigo ) de interpretação, porém acredito que essa palestra/sessão foi há que trouxe mais impacto para mim e também para os participantes convidados pelo TechFieldDay, bem como meus conceitos relacionado essas novas demandas necessárias, que de alguma forma nos Engenheiros de Redes precisamos nos acostumar.

   Como estrategia, a nossa sessão foi para mencionar sobre o lançamento do Cloud Native Network Operation System ( CN-NOS ). É isso mesmo que você esta lendo, eles estão com o propósito de trazer um novo sistema operacional!!!

   Todos nós estamos acostumados com nossos sistemas operacionais ( Cisco – IOS ) que de alguma forma acaba sendo monolitíco ( estive aqui, fiz isso ), ou seja, nada extraordinário no sentido de mover os pacotes através de suas interfaces físicas, ou de encaminhar para fora daquela caixa física. Pois bem, Cloud está mudando um pouco esses conceitos trazendo algo em questão de micro-performance, white-box, agilidade, automação, programabilidade. Baseado nisso, recomendo verificar esse vídeo apresentado por Adam Casella – Co-Founder & CTO ( Twitter: @AdamCasellaSR ), explicando alguns ítens sobre o CN-NOS, bem como no ínicio eles trazem as experiências anteriores que de fato ambos CO-Founder e o CTO trabalharam juntos na Apple ( especificamente com DC ) e também uma formação de ter trabalhado como TAC Engineer da Cisco.

   Baseado no principal slide conforme abaixo, temos vários ítens que estão atrelados ao projeto, como o Linux Embedded ( Yocto Project ), o hardware sendo abstrato e alma do negocio que seria Kubernetes.


   Pois bem, Kubernetes hoje está sendo muito difundido nas áreas DevOps, NetDevOps, Cloud Scale, Virtualização, Containers, onde esse projeto iniciou-se internamente dentro do Google. Você pode também ver muitos comentários sendo direcionados como K8s. De fato, pelo meu sentimento ainda falando-se de ” Redes ” nesse contexto de Kubernetes é meio obscuro, e obviamente não temos muitos fãs para entendimento concreto desse novo ambiente.

   Somente acredito que devemos sim, dar uma atenção para essa nova demanda, pois é fantástico como as coisas são facéis e dificeis em certos momentos. Como um breve resumo segue alguns ítens falando-se do CN-NOS:

  • Não tem nenhuma re-invenção do modelo OSI, mas sim, a reutilização das aplicações de rede Metaswitch (alimentação de várias plataformas vendidas por outros ODMs);
  • De fato tudo é um container, nada de revolucionário até aqui, pois é isso que NOS parece estar se dirigindo, onde é centro para Kubernetes API, ou seja, como dissemos ( todos os daemons e funções de rede ) estão em containers, pois bem é nisso que tendo esses containers significa uma escolha natural gerir todo o ciclo de vida via Kubernetes.
  • O resultado é que você pode operar um dispositivo de rede (configure/get data/etc.) usando a API Kubernetes.
  • E para os amantes de CLI, sim, você pode ter uma CLI, que não é nada além de um ” wrapper ” em torno de uma API Kubernetes

   Pois bem, como não poderia faltar a mais desejada ” demo “, ela foi executada para todos os participantes e recomendo você observar essa apresentação, pois temos um exemplo de um container rodando processo BGP, e de fato é feito upgrade do container sem perder um único ping. 😯 

   Com isso, se alguém chegou até o final do post seguindo esses itens/videos eu acredito que tenha despertando alguns interesses em pelo menos pesquisar sobre alguns tópicos adicionais que estão sendo agregados dentro de nossos ambientes, bem como acredito que SnapRoute tem grandes desafios ainda, no sentido de integrar essa solução usando NOS com outros fornecedores e utilizar o Kubernetes que será o grande aliado deles nessa solução.

   O que vocês acharam dessa nova ideia, solução que foi apresentada? Foi impactante? Deixe seus comentários.

Abs,
Rodrigo

0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2019/05/06/blog-nfd20-snaproute/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate