Cisco Meraki – Configuração SNMP – Parte 2

Olá comunidade,

   Como exposto em nosso post anterior, vamos seguir mais um passo para que vocês possam interpretar sobre as definições de SNMP em nosso dashboard Meraki.

   Abaixo segue a configuração para que possamos receber os alertas e obviamente serem logados para futuras analises ou ações reativas/preventivas para seu ambiente. Como exposto anteriormente, somente poderemos configurar esse campo com um endereço público e definindo a porta do SNMP, para que neste exemplo foi definido como 162.

   Vale ressaltar sobre a menção das portas do SNMP na qual trabalhamos com 161 e 162, tendo assim como especificação a 162 sendo a porta de envio dos traps, ou seja, pelo exposto acima meu servidor irá receber as mensagens via a porta definida.

   Talvez você pense em relação a segurança e com certeza é algo que devemos nos preocupar. Pois bem, pensando nisso você pode executar a validação e identificar através do Dashboard ( como explicado neste post ) sobre as configurações do Firewall. Para detalhar segue abaixo as origens ( source ) que irão encaminhar os ” traps ” para seu servidor.

   Pois bem, abaixo executo uma regra ” Port forwarding ” para que qualquer solicitação na porta mencionada, ela seja re-direcionada para meu IP privado. PS.: Neste caso estou usando porta padrão na perspectiva do ambiente público para este teste, porém como uma preocupação você também poderia mudar essa porta.

   Enfim, após todo esse processo você precisa incluir nas definições de seu Dashboard ( Network Wide -> Alerts ) quais alertas serão direcionados para seu ambiente de monitoração. Para isso existe um acrônimo padrão definido como sendo ” snmp “. Segue abaixo um exemplo:

   Após essa definição podemos ver em nossa ferramenta de testes os logs sendo populados diretamente no meu servidor. BINGO!!!

   Vale lembrar que esse logs muitas da vezes precisam ser tratados pelas ferramentas de gerência, ou vocês trabalharem para que isso seja concatenado de alguma forma, com o intuito de ser melhor visualizado por qualquer pessoa que de fato não tenha um total conhecimento.

   Espero que vocês tenham gostado e deixem seus comentários se algo não ficou muito claro nas configurações ou definições desses recursos.

Abs,
Rodrigo

0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2019/02/05/cisco-meraki-configuracao-snmp-parte-2/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate