AWS – Carreira de Certificação

Olá Pessoal,

   Conforme nosso post anterior, gostaria de trazer para vocês a forma que a AWS está tratando suas certificações. Como todos sabem AWS vêem crescendo a cada trimestre, semestre, anualmente sua receita baseado em seus produtos de cloud e obviamente suas ferramentas que são desenvolvidas internamente para que posteriormente ela tenha esse diferencial em relação ao seus concorrentes.

   Bem provável que muitos portais, sites, BLOGs que você acessa, se interessar e quiser fazer um inspeção ( Sniffer – Wireshark ) vai observar que de fato você está acessando algum recurso disponibilizado pela AWS. Devido a esse grande crescimento como todas as grandes empresas de Tecnologia eles definiram que necessitariam de pessoas especializadas para suportar esse crescimento e demanda do mercado.

   Talvez você pense, mas o que isso tem a ver com área de Networking? Isso tem muito a ver, pois não tem como pensar em aplicação, ferramentas, processamento, disponibilidade, facilidade, dinamismo, agilidade, etc, se não pensarmos de que forma todo esse ” arsenal ” irá trabalhar se não termos nossa rede funcional, mesmo que ela seja um overlay ou underlay.

   Com isso, podemos observar através da figura abaixo a cadeia de certificações, bem como as especialidades que você pode obter para seguir dentro de cada portofolio.


   Recentemente, foram adicionados mais algumas certificações principalmente a cadeia de ” Foundational ” que de fato seria a porta de entrada para as outras certificações. Neste nível a ideia é justamente trazer os conceitos básicos sobre essas áreas, bem como difundir um pouco sobre esse termo hoje muito comentado nas rodinhas “ Cloud “.

   Como podem observar está classificado como Arquiteto, Desenvolvedor e Operação, ou seja, tentando cobrir as áreas de maior interesse dentro do conceito AWS. Existem as certificações de Especialista, e podem ver que área de Networking não tem como ficar de fora. Vocês podem ter maiores detalhes diretamente através do portal de certificação AWS.

   Vocês podem estar pensando mas por quanto tempo é valido essa certificação? Bom, em falando-se de tecnologia não tem como não se atualizar, portanto AWS segue o mesmo conceito de que sua certificação expira, para qual tem uma validade de 2 anos. Você pode fazer a mesma analogia que temos das certificações Cisco, observando os níveis já demonstrados acima, ou seja, se você tem uma certificação de Associate, para recertificar você sobe um nível ” Professional ” ou você pode re-certificar andando lateralmente dentro das categorias.

   Mais um questionamento, onde executo essa prova, onde faço o agendamento? Dentro do proprio portal, você necessita fazer seu cadastro para acessar área de “ Agendamento de Exames ” e seguir o processo normalmente, após essa validação você irá avaliar via plataforma qual será o local que você irá executar a prova mais próximo da sua localidade. Até o presente momento não temos muitas localidade pela pesquisa executada, porém como informado a tendência é aumentar.

   Espero que tenha trazido um pouco mais de informações para você e também gostaria de saber o que vocês acharam dessa cadeia de certificação? É necessario? Vale o esforço para obter essas certificações?

   Deixe seus comentários.  😀 

Abs,
Rodrigo

0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2018/05/02/aws-carreira-de-certificacao/

1 comentário

    • Thiago Bento em 12 de julho de 2018 às 09:27
    • Responder

    Acredito ser uma excelente certificação e com certeza dará uma maior viabilidade para quem tirá-la. Porém o tempo de validade é curto em relação a outras certificações semelhantes.
    Além disso, ainda trata-se de um certificado relativamente novo, dessa forma é preciso pensar bem no investimento. Pra quem já é certificado em outras plataformas acho bem interessante, mas para quem está começando a caminhada em alguma outra carreira acho que ela não tem um peso tão grande assim.

    0

    0

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate