Olá Pessoal,
Estamos aqui para mais um post e prometo que esse vocês vão ficar bem animados, pois será de grande utilidade, devido hoje qualquer ferramenta que temos em produção sempre precisamos ficar atentos com as atualizações e de que forma podemos executar isso em nosso dia a dia.
Procedimento
Em nosso procedimento inicial eu instalei a versão 3.3.3 e devido alguns testes que estava executando fui consultar empresa e de fato isso já estava sendo suportado pela nova versão que é denominada 3.4.
A partir desse momento fui validar de que forma executar, e após alguns questionamento aos engenheiros e consolidações podemos fazer de duas formas:
1. Desde de que tenhamos um pacote adicional para ser instalado, baseando-se em uma nova versão, o updgrade é muito simples, e de pouco impacto ao nosso ambiente de produção, pois temos apenas a necessidade de fazer o download de um único arquivo e proceder com upgrade. Vou detalhar posteriormente esse upgrade
2. Caso você tenha uma versão muito antiga e não tenha o pacote adicional para instalação será necessário fazer uma nova instalação, entretanto todas a sua base de dados e informações sobre sua ” base line ” pode ser exportada, para que seja feito upload em sua nova versão.
Upgrade
Para executar o upgrade eu fiz o download do arquivo ( ipfabric-update-3_4_1.tar.gz.sig ) que será inserido para o processo de upgrade.
Para seguir com o procedimento você precisa acessar área de administrador que é feito pelo ” user / password ” definido em nossa instalação inicial.
Após logar com sua senha, nossa próxima menção é acessar a aba ” System Update “.
Após arrastar o arquivo que fizemos download, ele notifica para que seja feito um backup por segurança. Isso é valido também relacionado ao que foi dito no ínicio do post, pois está relacionado sobre sua base line ( estado operacional da sua infra ).
Após carregar o arquivo o processo de atualização acontece em ” background “.
Finalizado o processo, é observado uma janela de que o sistema será reiniciado.
Obs.: Neste ponto talvez, na minha opinião eu acharia interessante ter alguma menção se de fato gostaria de reiniciar agora o servidor ou postergar esse ” reboot “.
Após reinicialização do servidor, já podemos concretizar que de fato o servidor foi atualizado para a versão que havíamos descarregado ( 3.4.1 ). Segue abaixo através da CLI.
Agora fazendo a consolidação através do portal via WEB ( WEB GUI ).
Conclusão
Podemos notar que de fato atualização pode ser feita facilmente pela browser, o que torna isso muito mais prático e ao mesmo tempo oferecendo uma facilidade para algo que não necessite de um especialista.
Para quem é nativo CLI ( router, switches, etc ) vai entender do que estou falando, pois muitos de vocês já vivenciaram esse mundo e não como nosso grande piada ( Engenheiro Nutella..rsrs )
Obs.: Vale lembrar que é possível fazer atualização via CLI, porém quando existe essa facilidade acabamos nem explorando esses ítens.
Espero que vocês tenham gostado, bem como espero algum comentário abaixo, assim possamos compartilhar ideias.
Abs,
Rodrigo
Comentários Recentes