Cisco Meraki – Atualização dos Equipamentos – SO

Olá Pessoal,

   Conforme mencionado hoje vamos falar um pouco de alguns ítens técnicos relacionados aos equipamentos Meraki. Acredito que todos em algum momento já tiveram que executar atualização do SO ( Sistema Operacional ), mais conhecido como IOS nos equipamentos Cisco. Pois bem, como foi sua experiência?

   Vamos iniciar algumas discussões em relação ao IOS, e obviamente algumas reflexões podemos colocar abaixo:

  • Qual versão devo instalar?
  • Tenho espaço em memoria flash?
  • Qual procedimento para executar atualização do SO?
  • Como manter atualizado ( SO )  minha infra-estrutura de todos os equipamentos?
  • Como gerenciar as versões que tenho em campo?
  • Preciso ter alguém no local para executar o procedimento? 
  • Quanto esse serviço de técnico em campo custa ( $$ )?

 

   Enfim, pode ser que vocês pensem em mais algum questionamento em relação ao ítem proposto, como sendo atualização de SO. Desta forma, gostaria de mostrar os passos para que você faça todos esses procedimentos nos equipamentos Meraki, que vale lembrar é feito pelo Dashboard ( Cloud ).

   No primeiro momento gostaria demonstrar que temos uma opção onde é possível tomar algumas decisões em relação atualização dos equipamentos, que seria visualizar os firmware beta, agendar uma janela de atualização, quais plataformas eu desejo atualizar. Para isso podemos fazer acessando o menu Network-Wide -> General e scroll down até Firware Upgrades.


   Após essa verificação podemos avaliar nossa infra-estrutura e identificar qual a ultima versão que estamos utilizando e consolidar se temos algum upgrade disponível ( Beta ou Stable Release ) para os equipamentos. Para isso podemos ir em Organization -> Firmware Upgrades -> All Networks 

   Como visualizado temos atualizações para os 3 equipamentos de meu HOMELAB, com isso vou demonstrar que através desse caminho podemos selecionar dois equipamentos e agendar uma janela de manutenção que mais se adequa a sua necessidade. 

   Devemos agora selecionar Schedule Upgrade.

   Devido a estar demonstrando a execução de atualização eu não coloquei horario de janela e acabei de fato solicitando para que fosse executado no mesmo momento.

   Com isso, agora podemos observar que conseguimos agendar atualização e de fato qual horario será executado essa atualização.

   Baseado nesses fatos podemos consultar agora nos equipamentos através dos menus de cada plataforma ( Security Appliance -> Appliance Status ) e com isso visualizar que os modelos selecionados irão mostrar essa mensagem até o dia e horario que será executado sua janela de manutenção.

   Vale lembrar que não tem mágica em relação alguns equipamentos ( Access Point ) na qual ele teve um reload para consolidar sua atualização de Firmware, porém para os outros devices foi executado sem nenhum reload e pela validação não tive nenhum outage em relação ao ambiente ( acesso Internet ) no momento de atualização. Claro, que dentro de um ambiente de produção não podemos arriscar, pois ainda temos um risco de termos algumas falhas ou necessidade de executar um ” Rollback “.

   Após execução e atualização dos equipamentos podemos avaliar que agora estamos com as versões mais atualizadas.

   Como mencionado sobre ” Rollback “, temos essa opção muito fácil para que após alguns testes no ambiente e de alguma forma seja identificado que temos problemas devido essa atualização podemos voltar a nossa opção de Organization -> Firmware Upgrades e solicitar para que seja feito o processo inverso ( voltar o Firmware anterior )

   Talvez você esteja se perguntando onde posso identificar quais são os recursos que sofreram atualização, bem como os ” BUG Fixes ” para de fato decidir se devo atualizar meus equipamentos ou espero uma proxima Release.

   Isso pode ser consultado rapidamente pelo proprio Dashboard e analisar quais ” CVE-xxxx-xxx ” estão sendo tratados.

   Espero que vocês tenham percebido algumas facilidades que temos para essa solução e obviamente eu ter respondido todos os tópicos que acabei levantando no ínicio de nosso post.

   Enfim, o que vocês acharam sobre esse recurso? Traz problemas? Traz facilidades?

   Nos vemos em nosso próximo post, explicando mais recursos e implementações para esses ambientes.  😀 

Abs,
Rodrigo

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4 comentários

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  1. Bom dia,
    Rodrigo, tudo bem? Espero que sim.
    Como você fez para receber os equipamentos nos EUA e trazer para o Brasil? Locou algum espaço por lá que faz esse trabalho de reenvio para cá? Eu também tenho conhecimentos sobre a linha de equipamentos da Meraki e achei bem legal a certificação. Assim que eu estiver trabalhando em um parceiro novamente, vou tirar também.
    Abraço e parabéns pela postagem.~
    Yuri

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    1. Tudo tranquilo.

      Exato. Fiz um cadastro em um site adquirindo o endereço desse “warehouse” e depois eles cobram uma taxa de envio para seu cadastro. Infelizmente, ainda fui taxado para receber no Brasil ( já esperado ).

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  2. A Cisco ainda está “dando” esse equipamento para quem faz o curso? Lembra disso?

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    1. Sim. Para os parceiros que fazem o cadastro, executam o curso e passam na provinha ” LAB ” eles entregam o equipamento.

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