OSPF – Max-Metric LSA

Olá Pessoal,

   Como todos sabem OSPF é um protocolo muito robusto esta sob controle da RFC 1131, que por sua vez teve atualização para a RFC 1247.

   Atualmente, ele é um dos protocolo mais empregados nas redes corporativas, bem como em redes de grandes operadoras. Baseado nisso, gostaria de trazer apenas uma função hoje para vocês do OSPF, que na sequencia de nossos posts vou agregar mais conteúdo para detalhar os tópicos de OSPF.

   Essa função esta relacionada a seleção do caminho que meu roteador irá escolher baseando-se no custo do OSPF. Devido a isso, temos um comando que pode ser aplicado diretamente dentro do processo OSPF para que ele encaminhe uma metrica máxima baseando-se no tipo de LSA que irei encaminhar para meu vizinho. Segue abaixo o comando:

router ospf 1

max-metric router-lsa

 

 

   Desta forma podemos visualizar através da minha tabela de roteamento o comportamento deste comando. Lembrando-se que o comando foi aplicado sem nenhuma especificação de LSA ou na inicalização do equipamento. Segue o comparativo das duas tabelas:

ospf_max_metric_lsa

 

 

   Com isso já podemos pensar em algumas alternativas em caso de seleção de caminho, redundâncias, etc. Espero que tenham gostado e gostaria de saber se alguém já havia utilizado esse comando em ambientes de produção.

Abs,
Rodrigo

Fonte: http://www.cisco.com/c/en/us/td/docs/ios-xml/ios/iproute_ospf/command/iro-cr-book/ospf-i1.html#wp4450504030

0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2016/11/25/ospf-max-metric-lsa/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate