«

»

nov 18 2016

Imprimir Post

Etherchannel – Configuração – Parte 3

Olá Pessoal,

   Dando sequencia em nosso tópico, gostaria de trazer as menções sobre as configurações do etherchannel em Layer 3.

   Nesse momento vou mostrar apenas as configurações entre o SW1 e SW2 de nossa topologia ( já apresentada em nossos posts anteriores ). Nesta conectividade continuaremos utilizando o LACP.

lacp_config_l3_etherchannel

   Nesta confguração pode ser observado apenas a configuração da porta ethernet 0/2, mas isso deve ser alterado também para a outra porta ethernet 0/3, onde estamos fazendo o ` bundle ´ entre os switches ( SW1 e SW2 ). Neste exemplo o que gostaria de ressaltar é que podemos ter alterações dependendo do equipamento que estará utilizando, pois em meu simulador atrelado a imagem do IOS que estou utilizando, foi necessário configurar em ambas as portas o comando ` no switchport ´, para que pudessemos forçar o equipamento a transformar essa porta física em uma conectividade Layer 3.

   Na sequencia demonstro que temos conectividade em Layer 3 ( via ping ), bem como podemos observar na resolução ARP que foi mapeado o endereço MAC do meu portchannel 2.

lacp_ping_l3_logs

   Devido estes ítens podemos observar dentro do comando abaixo a transformação dessa conectividade em L3.

lacp_l3_summary_etherchannel

   Em nosso próximo post vou mostrar as mudanças que temos em relação ao spanning-tree quando utilizamos etherchannel em L2 e L3.

   Espero que gostem e aguardo os comentários.

Abs,
Rodrigo

 

Posts relacionados:


0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2016/11/18/etherchannel-configuracao-parte-3/

Deixe uma resposta