OpFlex – Protocolo Cisco

Olá Pessoal,

   Conforme comentado anteriormente gostaria de trazer a filosofia Cisco para a versão do OpenFlow, chamado pela Cisco de OpFlex. Vale lembrar que esse protocolo ele não será de uso exclusivo da Cisco, ou seja, qualquer vendor poderia trabalhar normalmente com esse protocolo.

   Por que? 

   A Cisco esta propondo uma padronização para o IETF, em um trabalho conjunto com os parceiros IBM, Plexxi, Midokura para submeter OpFlex ao OpendayLight ( orgão para padronização SDN ). Essa versão foi encaminhada para “ pre-aceitação ” na versão ” Helium ” do OpenDaylight. Você pode conferir na pagina do OpendayLight e também conseguimos observar isso no site do IETF como uma versão draft.

   Devido a isso, o protocolo OpFlex da Cisco pretende manter a inteligência de controle na infra-estrutura de rede em vez de centralizá-la em um controlador separado, que é a essência do modelo desacoplamento do plano de controle / plano de dados do OpenFlow. O OpFlex procura manter o hardware de infra-estrutura de rede como o elemento de controle fundamental da rede programável em vez de ser apenas um equipamento de encaminhamento da controladora SDN baseada em software.

   Essas declarações sobre OpFlex e OpenFlow acabam se baseado em dois modos: 

  • Imperativo = Controladora SDN é sua gerência/gestão e plano de controle, enquanto equipamentos de rede são seu plano de dados.
  • Declarativo = Controladora SDN é seu plano gerência/gestão, enquanto equipamentos de rede são ambos plano de controle e dados.

   No conceito do OpFlex, teriamos o modelo declarativo sendo implementado, que seria o inverso do OpenFlow que estaria se adotando para o modelo imperativo. O projeto OpenDaylight (ODL) está em andamento para definir um modelo de política uniforme, e a Cisco também está trabalhando em um agente OpFlex de código aberto para Open vSwitch (OVS). O objetivo é oferecer três componentes principais para a comunidade:

  • Implementação de uma política de código aberto
  • Uma implementação OpFlex do lado da controladora em ODL
  • Um agente OpFlex do lado do switch para Open vSwitch

   Logo abaixo você pode ter um pouco mais detalhamento:

open_flex_cisco

   Relacionado a todas essas menções o OpFlex, acaba-se moldando muito perfeitamente para o novo modelo de hierarquia que a Cisco esta trazendo para o mercado, que estaria aplicado para o ACI ( Application Centric Infrastructure ), que seria onde as politicas seriam implementadas para os determinados equipamentos gerenciados. Pensando em familia de equipamentos Cisco, os modelo que suportariam:

  • Cisco Application Centric Infrastructure, Nexus 9000 Series
  • Cisco Nexus 1000V
  • Cisco ASR 9000 Series
  • Cisco Nexus 7000 Series
  • Cisco ASA
  • Cisco SourceFire

   No proximo post irei detalhar sobre ACI. Aguardo comentários, críticas e sugestões.

Abs,
Rodrigo

Fonte: http://www.cisco.com/c/en/us/solutions/collateral/data-center-virtualization/application-centric-infrastructure/white-paper-c11-731304.html

0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2016/11/10/opflex-protocolo-cisco/

1 menção

  1. […]  Conforme mencionando em nosso post anterior, gostaria de trazer para nosso debate um pouco sobre Cisco ACI ( Application Centric Infrastructure […]

    0

    0

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate