BLOG – Upgrade vRealize Log Insight – Parte 2

Olá Pessoal,

Estamos aqui novamente escrevendo para vocês, porém essa demanda acabou surgindo devido alguns questionamentos que acabei recebendo sobre a instalação do Log Insight.

De fato foram mencionandos sobre os pontos, porquê fazer a instalação da versão 8.0 se já estamos na 8.2? Não seria já interessante fazer instalação na última versão?

De fato vocês estão correto, porém eu já estava planejando demonstrar esses processos, por mais que sejam simples em alguns casos, mas é sempre interessante trazer uma mensagem para todos. ( rs! )

Upgrade

Como todo processo em nossa área de TI e trabalhando com diferentes produtos e vendors, é sempre recomendado ler a documentação do fabricante para avaliar quais são seus pré-requisitos para efetuar um upgrade ( hardware e software ), bem como qual o procedimento deve ser executado para fazer a instalação.

Um dos ítens que sempre é mencionado são as matrizes de compatibilidade para VMware, pois temos parâmetros que estão diretamente atrelados aos processadores e memória, bem como a compatibilidade do hardware, pois como imaginam em muitas situações o “ bare metal “, ou seja, a ” lata “ como eu brinco pode ser também de diferentes vendors.

Como premissa na leitura das documentações é analisar seu processo de atualização, pois dependendo da versão que você se encontra não é possível pular diretamente para a mais nova, e sim os upgrades precisam ser faseados correlacionando sua versão, justamente para que não haja incompatibilidade em seus processos de atualização.

Caso tenham interesse recomendo escutar o podcast do Ricardo Conzatti sobre matriz de compatibilidade, que relata também sobre esse assunto.

Execução

Baseado nas informações que mencionei acima, é necessário observar a documentação que devido a estar na 8.0 precisamos fazer o upgrade primeiramente para versão 8.1, e posteriormente para versão 8.2.

Após obter as confirmações para executar o processo devemos fazer o download dos pacotes ( .pak ) para cada versão e assim seguir o procedimento que visualizamos na documentação.

Devemos ir em nossa aba Administration -> Cluster -> Upgrade Cluster.

Será solicitado confirmação de uma EULA.

Após confirmação ele irá solicitar qual é o ( .pak ) que você irá utilizar. Após selecionar irá aparecer conforme abaixo e desta forma iniciar o upgrade.

Processo iniciando e agora é somente esperar que os pacotes sejam atualizados.

Após finalização desse processo, já poderemos observar conforme abaixo que nossa ferramenta já foi atualizada para a versão desejada. 🙂

Se tivermos um ” SMTP Configuration ” já implementado em nossa solução do VMware Log Insight, já poderemos observar conforme abaixo uma notificação para o administrador que foi concluido nosso upgrade, bem como um link para a documentação já mencionado.

Para nosso processo de atualização relacionado a versão 8.2 será da mesma forma, como já demonstrado acima que é upload dos pacotes, execução do upgrade e finalização do processo. Abaixo segue a confirmação da atualização.

Efetivamente agora estamos na versão mais atualizada da solução e poderemos explorar de fato nossos relatórios.

PS.: Como esse ambiente pode ser disponibilizado em sites remotos, ou mesmo, precisa ser consolidado através de metrica de acesso ou liberação em FW, neste documento é indicado sobre as Firewall Rules que você observar para atender as necessidades em sua infra-estrutura.

Conclusão

De fato o upgrade do VMware vRealize Log Insight é bem tranquilo e fácil de executar, porém fica a dica que sempre é interessante olhar a documentação para não efetuar os passos errados devido as fases do Upgrade.

Em nosso próximo post, voltamos para as nossas questões de obter os relatórios desejados para nossos equipamentos de rede.

Abs,
Rodrigo

0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2020/11/23/blog-upgrade-vrealize-log-insight-parte-2/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate