Atualização da prova CCNP

Olá Pessoal,

  Acredito que essa não seja uma notícia nova, entretanto como estou recebendo alguns questionamentos sobre o novo curriculo para a certificação CCNP, resolvi colocar algumas informações para vocês para tentar esclarecer alguns ítens.

  As três provas existentes hoje para o CCNP, poderá ser executada no máximo até 29 de Janeiro de 2015, ou seja, qualquer planejamento para executar essas provas após essa data o agendamento será feito apenas para a nova numeração informada pela Cisco ( 300-1XX ).

  Nesse caso que vem a grande dúvida, com os questionamentos:

  1. Se eu fiz alguma prova no curriculo antigo vou perder? Não, você não perde nenhuma prova executada no curriculo antigo, portanto você pode seguir normalmente com seu planejamento para execução das provas.
  2. Eu fiz a prova de ” Routing “ ou ” Switching “ tenho que fazer novamente? Não, como informado você não perde nenhuma prova executada no curriculo anterior.
  3. O período para concluir o CCNP vai mudar? Não, a partir do momento que você executou a primeira prova da grade do CCNP começar a contar o período para conclusão da certificação CCNP R&S, que são 3 anos.
  4. O processo de recertificação mudou? Não, o tempo de expiração da certificação CCNP permanece da mesma forma, que por sua vez são de 3 anos de validade.
  5. Estou estudando para a prova de ” Switching “ ou ” Routing “ e não vou conseguir finalizar os estudos para executar a prova até a data limite. Vou perder todo o conteúdo estudado devido a alteração de prova? Não, sinceramente as mudanças de conteúdo para o CCNP são mínimas baseada no curriculum anterior, na qual o que pode se observar é somente a inserção de alguns tópicos voltados para IPv6 ( nenhuma novidade!! ).
  6. Qual o impacto no conteúdo para essa renovação de curriculum? Eu não vejo nenhuma alteração grande dentro dos novos tópicos, como mencionado alguns ítens sobre IPv6 e somente um ítem adicional de VRF Lite para a prova de ” Routing “.
  7. É interessante esperar para executar as provas na versão nova? Isso é uma pergunta muito particular, pois depende muito de seu cronograma de estudos e planejamento para finalização dos estudos. O grande ponto é, você não precisa ficar desesperado para executar alguma prova até a data limite e de alguma forma estar despreparado ( isso leva a perca de $$$ ).

  Enfim, coloquei algumas perguntas e respostas para facilitar o entendimento dessa mudança, mas essa alteração nesse curriculo não tem muito impacto para as provas atuais. Se necessitar de mais algum detalhamento sobre essa mudança você pode consultar nesse link e posteriormente analisar os tópicos de cada prova ( Routing , Switching, TSHOOT ).

  Espero que isso esclareça um pouco mais sobre essa alteração e possa deixar um pouco mais tranquilo sobre as alterações. 😉

Abs,
Rodrigo

0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2014/11/24/atualizacao-da-prova-ccnp/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate