Cisco CCIE R&S – V5.0

Olá Pessoal,

  Não sei se todo mundo viu as notificações da Cisco, mas a versão do CCIE esta mudando da V4.0 para a V5.0. Sim, novamente. Wink

  Essa modificação foi necessária e acredito que muito bem assertiva pela Cisco, pois ela efetivamente consultou o mercado e ouviu as recomendações para que os profissionais certificados possam suportar as novas demandas e tecnologias novas. Um outro ponto é que finalmente a numeração dessa prova esta sendo alterada de 350-001 para a versão 400-101, seguindo a tendência de alteração em outro níveis de certificação da Cisco.

  O novo exame escrito se apoia em 6 pilares, diferentemente do exame “ antigo ”, que era mais “ espalhado ”. Assim, os tópicos cobrados no exame antigo foram reorganizados em um destes 6 pilares. Veja abaixo um comparativo:

CCIE-V-5

  Dessa forma podemos concluir que o novo pilar, chamado “ Network Principles ” foi adicionado. Este pilar abrange fundamentos que serão cobrados apenas no exame escrito (note o “ 0% ” na coluna LAB). O pilar “ L2 Technologies ” foca em comutação LAN e tecnologias L2 WAN. O pilar “ L3 Technologies ”, por sua vez, é o mais importante do exame (40% nos exames escritos e Lab), e cobre protocolos de roteamento, endereçamento lógico, multicast L3, e outros temas. O pilar “ VPN technologies ” também é novo, e inclui questões sobre VPN MPLS, DMVPN, Tunelamento IPv6, IPSec, GETVPN (exame escrito, apenas), dentre outros temas. O pilar de “ Infrastructure Security ” lida com a segurança dos elementos e da rede. Por fim, o pilar “ Infrastructure Services ” abrange QoS, Otimização de rede, dentre outros tópicos.

  Um detalhamento de todos os tópicos que foram adicionados para nova versão 5.0 segue publicado nesse link. Confira.

Seções

  O LAB segue com as seções independentes de TSHOOT e CONFIG, como já era a versão anterior. Se houver sobra de tempo na seção TSHOOT, este tempo pode ser usado na seção CONFIG (e vice-versa). Temos, também, a seção DIAG, que foca na resolução de tickets (e não incidentes, como na seção TSHOOT). Vejam gráfico abaixo demonstrando os tempos e ” Skills ” para cada atividade:

CCIE-V-5-parte-1

  Baseado nessas informações podemos concluir que essa certificação está mais focada ao mercado o que torna uma certificação ainda mais valorizada, mas não deixa de ser mais dificil do que ela já era, devido a ter cenários mais elaborados e sofisticados.

Abraços
Rodrigo

0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2013/12/18/cisco-ccie-rs-v5-0/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate