BLOG – Certificação WIFI Juniper – MistAI

Olá Pessoal,

Recentemente fiz uma prova da Juniper, pois no final deste ano (2021), eu teria minhas duas certificações expiradas, portanto resolvi obter um conteúdo que acabou surgindo por acaso em minha “timeline” e acabei achando interessante estudar para agregar alguns pontos, que estava buscando para um melhor entendimento da tecnologia, ou seja, o famoso ditado “unir útil ou agradável”.

Trajetória para Re-Certificação

Conforme mencionei anteriormente, eu precisava renovar minhas certificações(Cloud e Design), com isso fui verificar quais os caminhos eu poderia seguir dentro da carreira de Juniper, na qual de momento não tenho intenções se crescer na pirâmide vertical, ou seja, queria andar mais lateralmente.

Como observo, esse modelo atual da Juniper é como estavamos anteriormente com a Cisco(em Fevereiro 2020), para qual eles criaram diferentes níveis de Associate para sua derminada torre de tecnologia (WIFI, Cloud, Security, R&S, Automation).

Com isso fiz a confirmação sobre a re-certificação, e através da confirmação para validação de mais 3 anos, eu obrigatoriamente precisaria passar em mais um exame da cadeia de associate, ou seja, tomado a decisão vamos agora perseguir os ítens.

Treinamento

Após essa decisão, acabei verificando através do Twitter, que a Juniper havia liberado os treinamentos de WIFI para certificação, ou seja, acredito que os pontos se uniram e acabei resolvendo de fato estudar um pouco sobre essa certificação.

Desta forma, como já faz parte de um programa da Juniper, esse treinamento está free, bem como o acesso ao treinamento, após sua inscrição, você terá até 6 meses para consumir todas as informações, inclusive após o término do treinamento e atingir a pontuação mínima no exame final de 70%, você ganha 75% desconto em seu voucher. Para os interessados segue o link para o treinamento da Juniper de WIFI.

Lembrando que a prova não terá um desconto 100%, como era feito anteriormente, porém após a conquista desse voucher você irá pagar $50 dólares, o que de uma certa forma é um investimento baixo com o valor atual das provas.

Juniper MistAI – WIFI

Acredito que todos devem saber, mas a Juniper fez aquisição da MistAI, se não me falha a memória em meados do ano de 2019, na qual agregou ao seu portfolio de produtos, principalmente devido a grande adesão que a plataforma estava tendo dentro do mercado de WIFI(trazendo o conceito de administração em Cloud).

Nesse atual momento, existem outros frentes de trabalho que a plataforma esta absorvendo e logicamente, alguns ítens dela esta sendo endereçado como ítens adicionais para sua composição.

Nessa linha temos hoje o dashboard MistAI já associando alguns equipamentos na linha de Switches(EX) e Firewall(SRX) para serem gerenciados através dessa mesma plataforma, e as intenções sobre o Marvis é estar se associando a plataforma de SDWAN denominada pela aquisição feita no inicio desse ano da 128Tecnology.

Caminhos para Estudo e Certificação

Conforme eu já havia mencionado anteriormente, o primeiro ítem para absorver o conteúdo foi executar o treinamento através da plataforma e inscrição já indicado acima.

Sinceramente, o treinamento deu uma abordagem bem interessante sobre os conceitos básicos da tecnologia, trouxe as principais menções sobre o produto, detalhando com evidências as formas básicas de configurações e entendimento da plataforma.

Infelizmente, eu não consegui identificar nenhuma forma de utilizar um ambiente demo para exercitar as características de cada menu, porém acredito que no meu entendimento não ia ajudar nos finalmente(prova de certificação), pois não caiu nenhuma questão nessa linha de identificação.

Após fazer todo o treinamento, resolvi ler as documentações do fabricante, que nos ajuda a entender outros conceitos não explorados ou inscritos de forma diferente, portanto conseguimos absorver tópicos distintos que nos leva a fomentar seu conteúdo. Com isso vou colocar abaixo, em cronologia como foi a metodologia e conteúdos que me ajudaram nessa trafetória.

  1. Treinamento via Plataforma Juniper – MistAi
  2. Leitura da documentação no site do MistAI
  3. BLOGs espalhados para entendimento de conceitos:
    1. Tópicos de WFI
    2. Modulação
    3. Influência de seu cliente no tráfego
    4. Conceitos abordados pelo CWNA
    5. Design e Troubleshooting – Nestes vídeos alguns conceitos seriam como revisão do treinamento, porém temos itens adicionais não abordados.
    6. Revisões do teste executado no Learning Portal

Conclusão

Acredito que eu tenha exposto um pouco da experiência que obtive nos estudos para certificação, espero que isso possa clarificar um pouco a metodologia que você pode seguir para alcançar essa certificação.

Obviamente, talvez em seus estudos você possa encontrar novas fontes ou caminhos para estudar determinados tópicos, e claro sempre vale lembrar de consultar os tópicos que foram colocados no Blue Print

Caso você obtenha novos conteúdos que ajudaram em sua trajetória para essa certificação deixe em nosso comentários, pois podem ajudar aos outros alcançarem mais essa certificação.

O que acharam do resumo? Pode ajudar nessa trajetória? Gostaria de mais detalhes? Deixe seu recado! 🙂

Abs,
Rodrigo

0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2021/11/17/blog-certificacao_wifi_juniper-mistai/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate