BLOG – IP Fabric – Topologia Completa Client A – parte 5

Olá Pessoal,

Depois de ter mostrado para vocês nossa estrutura relacionado a nossa ferramenta IP Fabric, hoje estamos aqui para trazer mais dados, com isso demonstrar de fato toda a topologia mapeada.

Vale lembrar que em nosso ultimo post, mostramos nossa topologia e o nosso primeiro ” discovery “ relacionado unicamente ao nosso site denominado Datacenter.

Comparativo de LOGs

Inicialmente aqui temos um comparativo que levantei apenas colocando em produção minha sessão BGP com um snapshot que não havia colocado em operação. As linhas vermelhas declaram para esse caso que no backup anterior isso não existia.

Se obtiver uma base mais antiga, que foi quando demonstrei em nosso post anterior sobre a varredura somente de nosso DC, desta forma podemos ver que não existia nada.

Para reforço as cores que estão em vermelho é de fato a estrutura que não existia e não temos nada relacionado ao protocolo, pois havia selecionado somente parte física.

Inventário

Como em todo ambiente que trabalhamos o inventário sempre é importante, pois à partir dele iremos conseguir analisar o que de fato temos na rede, com isso obter alguns dados mais interessantes.

Segue abaixo um ” snapshot “ selecionando Inventory -> Devices, após isso iremos obter diversas informações de cada equipamento que foi mapeado pela ferramenta. Desta forma temos hostname, IP Gerenciamento, Versão IOS, etc.

Obviamente você vai conseguir fazer seu inventário correto se de fato você tem esse equipamento alcançavel pela gerência e seus usuários cadastrados posso executar comandos de nível 1.

Você já pensou em obter part number automático? Se sim, neste exemplo podemos obter dados interessantes como modelos de SFP, part numbers das placas instaladas, etc.

Entretanto para nosso ambiente virtualizado alguns valores acabam sendo irrelevantes, pois não traz dados reais como se fosse um hardware físico.

E aquela situação que você vai consolidar se a porta ficou em auto/duplex forçado ou automático? Pois bem, logo abaixo você pode visualizar rapidamente e avaliar se é interessante trabalhar nestes parâmetros para fixar algum problema de mismatch, bem como se você está verificando em algum log que existe MAC duplicado, poderá fazer um filtro rápido e avaliar qual é o equipamento.

Inventário pela tecnologia

Pois bem, e agora se eu quiser pesquisar alguns equipamentos e avaliar o que de fato temos baseando-se inicialmente por VLANs dentro das estruturas de LAN e consolidar se estão ativas ou não. Verifique abaixo via Tecnology -> VLANs.

Desta forma ainda temos varias possibilidades de trabalhar relacionando a tecnologia, no sentido de avaliar de fato se podemos ter alguma adjacência de BGP em estado de alerta ( active, opensent, openconfirm, idle, connect ).

Questões sobre Roteamento

Enfim, chegamos em mais um ítem que acho bem interessante que seria trazer visibilidades sobre Topologia completa mapeada por Conectividade Física + Protocolo Layer 2 + Roteamento.

Desta forma, podemos visualizar abaixo a topologia montada e que pode ser utilizada como sua fonte de consulta para futuras consolidações e até validações de ” changes “ não documentadas em seu ambiente.

Nesta topologia você pode arrastar os equipamentos e organizar da melhor forma para verificar as conectividades e após isso salvar o desenho caso queira ter em algum repositório.

E como poderíamos consolidar qual é caminho, equipamentos, assimetria, RPF ( Reverse Path Foward ) temos em nosso ambiente? Vocês podem conferir abaixo.

Neste exemplo estou executando ” traceroute “ de um end-point para outro denominado em um site distinto, assim já podemos ver rapidamente todo o trajeto basedo em varias informações que já foram capturadas dos equipamentos. Lembrando-se que aqui está somente selecionado para checar assimetria, ou seja, as linhas verdes me declaram que eu tenho os caminhos sendo idênticos do ponto A para B e do B para A.

Conclusão

Tenho que declarar que de fato, depois que as informações foram carregadas e as bases de dados já estão populadas, essas consultas se tornam muito rápidas e concisas, pois não precisamos entrar em vários equipamentos para consolidar as informações, bem como você pode obter uma ” baseline “ da sua rede funcional e comparar com os eventos que ocorrem para identificar algumas ações.

O que vocês acharam? Gostaria de verificar alguma informação especifica? Deixe seu comentário, pois pretendo fazer um video e assim posso cobrir alguns tópicos.

Abs,
Rodrigo

 

0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2020/03/24/blog-ip-fabric-topologia-completa-client-a-parte-5/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate