BLOG – Cisco Umbrella + Meraki

Olá Pessoal,

   Gostaria de iniciar mais uma serie de post que iremos trabalhar para detalhar essa solução que temos hoje entre a integração de Cisco Meraki com Cisco Umbrella.

   Acredito que todos aqui já devem conhecer um pouco de Meraki, pois venho trazendo muito conteúdo sobre essa solução, porém vocês poderia perguntar. O que é Cisco Umbrella?

Cisco Umbrella

   Esse é um produto da Cisco que esta atrelado a torre de Segurança, porém relacionado a terminologia denominada ” Cloud Security “, que por sua vez será relacionado a demanda de controle/visibilidade para acesso ao ambiente de internet.

   Talvez vocês possam fazer associação a este produto com o OPENDNS, e de fato seria essa associação que devemos fazer, pois é o mesmo produto, porém com a formatação Cisco para segmento Enterprise depois de alguns anos que foi consolidado a compra em 2015. Você pode conferir neste link.

   Você já pode conferir em nosso BLOG quando trouxemos o OpenDNS para um ambiente mais doméstico, onde temos um serviço free que pode ajudar no seu dia a dia, entretanto nesta serie iremos trazer uma demanda maior para utilização em nosso ambiente corporativo e com uma escabilidade muito rápida e dinâmica.

   Nos dia atuais nós temos um ambiente muito vulnéravel denominado Internet, e podemos mencionar que a demanda é totalmente ascendente para esse ambiente, onde cada vez mais é solicitado. Isso deve-se a muitos fatores que estão contribuindo para essa escalabilidade, como:

      • Tecnologia de mais fácil acesso
      • Custo mais acessível
      • Largura de banda muito acessível e escalável
      • Ferramentas corporativas muito mais acessível e escalável
      • Cloud pública com uma forte demanda para ofertas de serviços ” SaaS “
      • Ponto de comutação para trazer tecnologia + redução de custo ” SDWan “

   Enfim, temos inúmeros pontos para colocar os ítens relacionado à essa crescente utilização na demanda para ambientes públicos ” Internet “, entretanto em contrapartida também devido a isso acaba sendo um ambiente muito vulnerável, ou seja, para seu prospecto corporativo isso tem também inúmeros riscos para seu negócio.

   Portanto, precisamos analisar bem nosso ambiente e controlar o que de fato PODE ou NÃO PODE ser acessado pelos seus usuários e garantir a integridade de seus dados. Talvez vocês me questionem, nossa mas o que ele esta falando é muito antigo e o tópico que ele esta explicando eu já faço a muito tempo. 

   O que seria? Sim, seria nosso famoso e conhecido ” PROXY “. ( rs )

   Mas agora volto a pergunta para vocês. Qual é o diferencial de ter esse proxy em Cloud? Em qual camada vou trabalhar para controlar esse recurso?

   Deixem seus comentários abaixo e continuem nos seguindo que os próximos posts vamos agregar mais conteúdo e demonstração das ferramentas.

Documentação

   Para você que gosta de ler/pesquisar sobre essas demandas a documentação do Cisco Umbrella é bem simples e didática, portanto recomendo dar uma olhada para entender o que vamos explicar em nossos próximos posts.

Abs,
Rodrigo

PS.: Não esqueça deixar seus comentários. 😛 

 

 

 

 

 

0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2019/10/14/blog-cisco-umbrella-meraki/

1 comentário

1 menção

  1. Aguardando os próximos posts sobre o Umbrella!
    Abraço Rodrigo!

    0

    0
  1. […]  Para quem não viu nossos posts anteriores, recomendo ler para que você possa executar esses próximos passos e consiga concluir essa […]

    0

    0

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate