Cisco Meraki – Facilidades através de APIs

Olá Pessoal,

   Como vocês podem observar hoje vamos explorar um mundo um pouco diferente, o qual vou demonstrar como habilitar o recurso de APIs dentro do portal Meraki, e desta forma ter um mundo gigantesco de oportunidades para trabalhar com os diferentes recursos existentes nesta solução.

   Vale ressaltar que neste portal podemos criar ao mesmo tempo duas APIs, ou seja, você pode executar com os mesmo privilegios utilizando uma dessas APIs criadas. Não entraremos nos detalhes relacionado a segurança, mas vale lembrar que essa chave é instrasferível, e a partir do momento que é compartilhada com alguém ela terá total acesso a qualquer funcionalidade de seu portal.

Como Habilitar API no Portal

   Após acessar seu portal você deve ir em Organization -> Configure -> Settings e habilitar essa funcionalidade, entretanto vale lembrar que para isso precisaremos garantir que já temos nosso token criado no portal e que assim possamos utilizar em outras ferramentas. Veja abaixo:

   Após acessar seu profile como indicado acima, você será redirecionado para avaliar suas ” Keys “, se já tiver sua API, perfeito, entretanto se já tenho esquecido irá precisar ser gerado uma nova, pois o texto não é recuperado para ” copiar e colar “. Veja abaixo minha chave já existente.

   Caso não seja visualizado nenhuma, será necessario apenas clicar em ” Generate new API Key ” e logo após ela gera automaticamente conforme abaixo.


   Após esse processo você já pode visualizar suas chaves e quando foi a última vez que ela foi utilizada. PS.: Como informado anteriormente podemos ter duas chaves ao mesmo tempo criada.

   Após esse processo você pode me perguntar, o quê eu vou fazer com isso?

   Bem, poderiamos colocar milhares de opções aqui, mas vou deixar você pensar em alguma e se quiser pode colocar em nossos comentários e assim exploramos opções para discutirmos.

Como usar as APIs

   Para que possamos começar a explorar este vasto universo de opções que temos, eu recomendo utilizar a ferramenta denominada Postman, que por sua vez é gratuita, e mesmo na versão ” free ” temos milhares de opções como salvar o histórico das APIs consultadas, criar variáveis de ambiente global ou para suas bibliotecas, criar pastas para registro de todas as APIs para futura validação, etc.

   Abaixo você pode conferir a tela inicial e de fato observar minhas ” Collection ” e também os diferentes ” WorkSpace ” que você pode criar para facilitar no seu dia a dia.

   Como estamos falando de Meraki você pode consultar facilmente o portal, para pesquisar qual API deseja utilizar, bem como ter uma interatividade em relação qual a resposta que devemos esperar após consultar API desejada em qualquer dashboard Meraki.

   Para visualizar acesse o link de APIs Meraki e visualize conforme abaixo. Vale ressaltar que para esse caso você consegue fazer o download de todas as APIs ( pastas + URL ) diretamenta já para seu Postman, basta clicar em ” Run in Postman ” e ele fará todo o download para seu postman instalado. 🙂

   Caso você esta tendo algum problema para consultar seus dados, valide seu token bem como se as informações relacionadas a sua organização ( Meraki Dashboard ) é correspondente com aquilo que você esta consultando.

   Espero que vocês tenham gostado e deixem seu feedback abaixo, bem como também respondendo sobre nosso questionamento no meio de nosso post. Nos aguarde que iremos mostrar como navegar dentro dessas APIs e mostrar consultas via Ansible. 

Abs,
Rodrigo

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