BLOG – NFD20 – Kemp Technologies

Olá comunidade,

   Como vocês veêm observando estou detalhando as sessões que vivenciamos em nosso encontro denominado ” Network Field Day “#NFD20.

   Hoje venho aqui para detalhar um pouco sobre a solução apresentada pela Kemp Technologies, a qual ela trouxe a proposta sobre seus Load Balancers e ADC ( Application Delivery Controllers ) em uma visão holistica de toda essa cadeia. Pois bem, você já deve estar pensando, para isso temos varios players para atender essa demanda ( F5, NetScaler, Cisco ACE ), sim de fato existem, porém a proposta é um pouco diferente em relação a bater de frente com esses competidores.

   Quer descobrir um pouco mais, então segue comigo a linha de raciocionio e depois você pode tirar suas próprias conclusões. 🙂

   Neste dia quem trouxe as novidades foi Jason Dover ( Vice President, Product Strategy ) – @jaysdover, que inicialmente falou um pouco sobre a empresa, onde já está atendendo em torno de 25K clientes em quase 115 países, com o propósito de oferecer um ” painel of glass “ independente se os balanceadores são ” on-premises ” ou ” cloud “, bem como se eles são propriamente da Kemp ( LoadMaster ).

   Exatamente, eles estão trazendo dois recursos ( Kemp 360 Central e Kemp 360 Vision ), que tem a caracteristica de unificar os dados independente de seu fornecedor ( até momento F5, NGINX, AWS ELB, HA Proxy ) e se de fato ele esta instalado localmente ou em algum provedor IAAS ( Azure, AWS ), com isso o objetivo é oferecer um monitoramento, correlação e análise preditiva. Para entender um pouco mais sobre empresa recomendo olhar esse vídeo.


   Como mencionado acima o LoadMaster pode ser um hardware, como também pode ser um virtual appliance, que por sua vez já tem compatibilidade com diversos hypervisores, reunindo informações como syslog, WMI e dados SNMP de load balancers e ADCs, bem como encontra-se no MarketPlace dos players de Cloud. O 360 Vision é uma plataforma em nuvem que recebe informações dos load balancers e ADCs. Ela correlaciona e analisa essas informações para identificar possíveis problemas, alertar os administradores com alertas antecipados e fornecer um local de monitoramento central para balanceamento de carga distribuído e instâncias ADC, sejam físicas ou virtuais.

   A Kemp desenvolveu um conjunto de mecanismos de regras, baseados nos tickets de suporte capturados dos clientes, para ajudar a detectar sintomas de possíveis problemas e identificar a causa raiz dos problemas. O software inclui alguns recursos de processamento local para análise imediata e também envia essas informações para os serviços em nuvem.

   Como todo engenheiro de rede sempre observamos esses balanceadores como sendo equipamentos gigantescos para suportar as requisições entrantes e entregar da melhor forma ao seus servidores baseado em cada aplicação. Os engenheiros de rede implantariam appliances de hardware de alta capacidade em frente às tradicionais pilhas de aplicativos. Os appliances gerenciam suas conexões e distribuiem as cargas,

   Talvez você pense que essa arquitetura não é mais aplicada no sentido de gerar talvez ” estragulamentos ” em sua aplicações? Sim, de fato você esta correto, pois hoje temos arquiteturas de aplicações mais modulares e os balanceadores de carga mudaram para atender a essas arquiteturas. Em vez de um cluster de caixas gigantes, os arquitetos e desenvolvedores de aplicativos podem balancear e colocá-los mais próximos das cargas de trabalho reais. Com isso não somente a Kemp mas outros fornecedores tem as soluções virtuais justamente para trabalhar nesses ambientes distribuídos.

   Com isso, a sacada do 360 Vision é uma parte fundamental da estratégia da Kemp para permanecer relevante neste novo ambiente. O componente de análise preditiva adiciona uma camada de valor, tanto para monitoramento básico quanto para solução de problemas, em ambientes heterogêneos. Para saber um pouco mais, nós tivemos uma demo sobre essas novas diretrizes do produto e você pode conferir nesse vídeo.

   Se você interessou-se por essas menções você pode fazer o download free do LoadMaster, e também pode consultar o datasheet dos appliances virtuais para avaliar a capacidade de cada modelo.  Outro fator interessante que varias automações para deploy podem ser feitas via Ansible, bem como a utilização dos APIs.

   Eu acredito que eles tem muito trabalho para melhorar alguns recursos do produto, bem como a menção de trazer uma plano mais qualitativo no momento de transferências de politicas de outros vendors para a plataforma Kemp, porém acredito que o produto tem muito a crescer na agregação do 360.

   O que vocês acharam? Deixem seus comentários.

Abs,
Rodrigo


Disclaimer: Gelstalt IT, the organizers of Networking Field Day, provides travel and expenses for me to attend Networking Field Day. I do not receive cash compensation as a delegate. Also, I do not receive compensation for writing about or promoting Networking Field Day.

 

 

 

 

0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2019/02/28/blog-nfd20-kemp-technologies/

1 menção

  1. […] assistido a palestra dessa empresa para qual trouxeram tópicos voltados mais as caracteristicas de Load Balancer, porém hoje o conceito abordado é totalmente diferente, pois iremos observar mais as […]

    0

    0

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate