BLOG – NFD20 – Juniper

Olá Comunidade,

Como todos devem ter visto recentemente fui para o evento ” Networking Field Day ” que é comandado pela equipe denominada Tech Field Day. Se ainda não conhece esse grupo recomendo visitar meu post sobre minha representação a essa equipe.

Com isso, hoje venho aqui para contar uma das histórias sobre a sessão que tivemos da Juniper. Nesta sessão eles tinham a ideia de trazer de fato o tópico mais evidenciado através daquela palavra ou ” buzzwords “ denominada automação.

No inicio Mike Bushong @mbushong ( VP Marketing ) iniciou justamente falando sobre essa menção da utilização de automação em nossos ambientes de redes, mais focado para as questões desses trabalhos em ambientes de multicloud, com o intuito de facilitar de alguma forma o dia a dia do time de operação ou implementação. Com isso a proposta foi justamente demonstrar algumas frentes de trabalho que a Juniper esta apoiando, para que isso possa beneficiar as pessoas que trabalham com seus produtos.

Inicialmente foi apresentado sobre a comunidade denominada como ENGNET, que tem por caracteristicas trazer as facilidades, onde você possa aprender essas novas características e praticar em ambiente virtualizados ou ferramentas que possa simular alguma situação real. As outras características está também na divulgação de código já desenvolvidos pela comunidade, para que você possa pesquisar e de alguma forma reutilizar esse código. Esses códigos podem ser explorados através dessa sessão ” Automation Exchange “. Se quiser visualizar mais algum ítem especifico recomendo assistir a sessão abaixo:

https://youtu.be/-5gHWy9g7ZA

E para finalizar, o que mais me chamou atenção foi justamente pensando nas características de aprendizagem que estão sendo amarradas para facilitar as pessoas que estão iniciando-se nessa jornada. Com isso foi apresentado sobre a NRE Labs ( Network Reliability Engineer ).

O NRE Labs é uma iniciativa sem compromisso e centrada na comunidade para colocar as habilidades de automação ao alcance de todos. Isso é feito através de exercícios curtos e simples, todos executados via navegador ( Obs.: Não existe necessidade de fechar VPN, instalar software de acesso remoto, virtualizar, etc ), onde você pode aprender sobre as ferramentas, habilidades e processos.

ATENÇÂO!!! É totalmente free e também não existe a necessidade de fazer nenhum cadastro para começar a utilizar, somente procurar seu LAB via ” Search Lessons “ -> digitar algo que seja interessante, por exemplo, ” Python ” e começar seu laboratório.

Basicamente por trás da ferramenta toda a infraestrutura é montada através de kubernets para agilizar e provisionar esse ambiente, entretanto o core esta baseado em um código aberto denominado ” Antidote “, onde você pode consultar sua documentação através desse link.

Vale lembrar que é um projeto open-source que visa tornar as operações de rede automatizadas mais acessíveis, com uma aprendizagem rápida, fácil e divertida. Ele ensina habilidades de automação de rede a partir do zero para engenheiros de confiabilidade de rede (NREs) e outros profissionais NetOps ou amadores. Abaixo você pode visualizar arquitetura dessa ferramenta que por sua vez roda no Google Cloud ( GCP ).

Vocês pode conferir seu funcionamento diretamente na página, porém ele também coloca a facilidade de ter acesso uma maquina Linux diretamente na console pela GUI do browser. Se você está pensando que existe a necessidade de digitar milhões de comando, na verdade, não precisa, pois os botões já colam os comandos dentro da máquina Linux, evitando algumas vezes aquelas incompatibilidade de teclados. 🙂

Se deseja obter maiores detalhes recomendo assitir ao vídeo, onde foi feita apresentação para todos os representantes sobre a ferramenta como eu detalhei acima. Nesta sessão tivemos o Matt Oswalt @mierdin ( Product Marketing Manager ).

https://youtu.be/Q2k-BXzLp_Y

Para concluir acredito que são novos caminhos para que você possa desenvolver-se e melhorar seus conhecimentos nessas novas categorias que estamos vivenciando em nosso dia a dia. O único ponto que tenho para adicionar é que esse ambiente da Juniper ( EngNet ) tenha uma fluidez melhor no seu site para pesquisar os recursos, bem como uma compatibilidade para acesso aos laboratórios, pois fiz algumas validações e percebi que você tem que criar um usuário para cada ambiente, o que torna mais dificil a navegação, ou seja, seria mais interessante unificar o acesso ao fato para que tenha apenas uma plataforma de validação e consequentemente consiga navegar pelas posteriores. Sobre o NRE Labs eu desejo que eles continue com esse trabalho conseguindo ofertar mais opções de laboratórios com essa mesma fuidez já existente.

Espero que vocês tenham gostado e deixe seus comentários ou duvidas abaixo.

Abs,
Rodrigo


Disclaimer: Gelstalt IT, the organizers of Networking Field Day, provides travel and expenses for me to attend Networking Field Day. I do not receive cash compensation as a delegate. Also, I do not receive compensation for writing about or promoting Networking Field Day.

0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2019/02/20/blog-nfd20-juniper/

2 comentários

  1. Show Careca…
    gostei bastante do post. vai fazer dos outros?

    0

    0
    1. Fala doutor,

      Obrigado pelo elogio. Sim, a idéia é fazer um review com a maioria dos vendors que tivemos as sessões.

      Espero conseguir transmitir a mesma sensação vivenciada no evento.

      0

      0

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate