VMware – Alcancei certificação VCP6-NV

Olá Pessoal,

   Como podem verificar pelo título do post finalizei minha certificação ( 03/10/2018 ) baseado em uma carreira que estava olhando logo depois que havia passado na minha prova de CCIE. Baseando-se nos objetivos que eu tinha resolvi seguir esse caminho, pois são ítens que eu tenho interesse e havia visto que estava crescendo bastante no mercado.

   Devido eu já ter feito minha prova de VSphere 6.0 ( Foundation ) com um detalhe que acabei não conseguindo seguir meu planejamento devido a diversos fatores ( pessoal e profissional ), mas eu ainda tinha essa pendência para que de fato eu pudesse concluir a certificação relacionado a ” Network Virtualization “. Para você que não conhece esse tracking recomendo olhar no site da VMware a trilha, porém o caminho apresentado seria como abaixo.


   Com isso, meu intuito aqui neste post seria colocar os ítens que acabei utilizando para estudar para essa prova, e os recursos encontrados que acabaram me ajudando para enfim chegar nessa certificação. Como vocês sabem eu adquiri meu #vExpert que esta relacionado ao programa da VMWare voltado para nossa comunidade, ou seja, devido a isso todos os participantes tem acesso free aos treinamentos da Pluralsight. Devido a isso executei esses três treinamentos:


   Após esses treinamento acabei partindo para os laboratórios que são disponibilizados pela propria VMware via HOL ( VMware Online Labs ), e vale ressaltar que são todos grátis, já que esses eu não iria conseguir simular em meu HomeLab.  😀  Segue abaixo os laboratórios executados para praticar o conteúdo:

  • HOL-1903-01-NET – VMware NSX Data Center for vSphere – Getting Started
  • HOL-1903-02-NET – VMware NSX Data Center for Security – Distributed Firewall and Micro-Segmentation
  • HOL-1903-03-NET – VMware NSX Data Center for vSphere – Operations and Troubleshooting for Network Engineers
  • HOL-1892-01-CHG – VMware NSX – Challenge Lab
  • HOL-1926-01-NET – VMware NSX-T Data Center – Getting Started

   Em relação aos livros posso adicionar dois que ajudaram a consolidar mais os conceitos:

 

 

 

 

Esse livro você pode verificar na Amazon.

 

 

 

 

 

Esse livro é free e pode ser adquirido através desse link.

 

 

 

 

 

   Aproveitando minha estadia na VMworld – Las Vegas aproveitei para focar em algumas palestras de NSX, devido a isso gostaria de compartilhar quatro sessões que achei interessante e você também pode assistir online pesquisando nesse link:

– Customer Panel on VMware NSX Data Center for Security (SAI2014PU)
– The Old Switcheroo: Migrate from VSS to VDS with Zero Downtime (VIN1170BU)
– NSX Data Center Load Balancing and VPN Services (NET2761BU)
– NSX-T Data Center Architecture and Benefits (NET1537BU)

   Para concluir sobre os conteúdos tenho diversos sites que fui pesquisando os tópicos, mas vou compartilhar alguns que ajudaram de alguma forma a entender os tópicos:

   Teria mais alguns para compartilhar, porém foi alguns que havia colocado nos favoritos e nesses próprios BLOGs existem mais conteúdos que podem ser estudados. Para finalizarmos gostaria de informar que essa certificação ( prova ) é executada em centro certificador ( Person VUE ) e outro fator importante para que você consiga o certificado de VCP existem alguns caminhos, que o primeiro seria obrigatoriedade de fazer o treinamento da VMware o que no meu caso não aconteceu, pois existe uma opção que as pessoas que possuem certificações Cisco podem fazer uma submissão a VMware que acaba sendo anulado obrigatoriedade do treinameto.

   Espero que essas informações possa ajudar em suas decisões e que desperte talvez um interesse para seguir essa trilha.  😉 

Abs,
Rodrigo

0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2018/10/05/vmware-alcancei-certificacao-vcp6-nv/

1 comentário

    • Sandro Caiado em 5 de outubro de 2018 às 16:17
    • Responder

    Ótimo post!

    0

    0

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate