VMware – NSX Manager e Controller – parte 3

Olá Pessoal,

   Conforme mencionado em nosso último post, hoje venho aqui para detalhar de mais alguns ítens que estão relacionados ao entendimento do NSX. Acredito que antes de explicar os componentes é necessário colocar esse desenho abaixo para entendimento das demandas daquilo que é necessário para ter a solução completa, bem como os passos para seguir para sua instalação.
   Como vocês podem observar, temos alguns ítens essencias para que possamos ter os componentes que irão fazer as relações na infra-estrutura do NSX. Inicialmente, se você está pensando em fazer essa implementação, existem dois pré-requisitos essenciais para continuar o seu projeto:

  • Sua implementação através do vSphere é obrigatório que esteja utilizando VDS ( vSphere Distributed Switch )
  • Para utilização do VDS é necessário ter a licença vSphere Enterprise Plus, desde que você tenha o 5.5 U2 ou anterior. Se tiver a versão 5.5 U3, 6.0.x, 6.5, 6.7 pode ter qualquer licença que inclua o Essential ou Essential Plus.

   Após essas validações devemos seguir observando a implementação desses elementos que será o NSX Manager, e como puderam observar ele é o unico que você irá ter uma imagem ( .ova ) para instalar, e consequentemente ele tem o papel de fazer a interface de gerenciamento entre o usuario que está trabalhando com a infra.

   Um dos pontos importante para mencionar que o NSX Manager não impacta em nenhuma característica seus dados, ou no caminho de seus dados, pois ele esta trabalhando com instruções que são recebidas pelo vCenter, Restful API, CMP. Obviamente, você pode associar que se você tiver qualquer ” outage ” nesse elemento / componente nada em sua infra será impactada no sentido de funcionalidades de comutação de trafego, regras de firewall, maquinas virtuais impactadas, ou seja, você apenas não irá conseguir naquele momento fazer qualquer change no seu ambiente.

   Após essa menção devemos observar que precisamos fazer o registro do NSX Manager ao vCenter, ou seja, será feito um registro dentro do ambiente para que você possa fazer o gerenciamento da solução tudo através de uma única ” GUI ” do vSphere, mas devido a esse registro devemos sempre lembrar que o NSX Manager apenas se registra em um único vSphere, tendo sua relação sempre sendo 1:1. Para concluir sobre o NSX Manager posso deixar como uma referência que para fazer a implementação iremos precisar de 4vCPUs, 12Gb de RAM, 60Gb de Storage.

   Com isso podemos seguir para a implementação de nosso NSX Controllers, exatemente no plural e como na figura, pois o mínimo requisitado pela solução é que tenhamos 3 Controllers e sempre o ideal que tenhamos essas controllers instaladas em hosts distintos para que seja feita a correta resiliência nessa camada importantíssima que está atrelada ao nosso “ Plano de Controle “. Outro ponto importante é que podemos ter mais controllers instaladas no ambiente, mas devemos sempre seguir a regra de que seja instalado números ímpares e nunca sejam feito o deploy deixando controllers em quantidade pares. 

   Acredito que para esse elemento vamos apontar alguns detalhes:

  • Implementar no cluster
  • Alta disponibilidade, porque se você perder sua ” control plane ” isso irá impactar no seu ambiente de produção
  • As controllers irão prover ( VXLAN, MAC Table, ARP Table, VTEP Table )
  • Remove as dependências no multicast para a funcionalidade de VXLAN
  • Faz a implementação via NSX Manager, sem a necessidade de ter qualquer .ova
  • Controllers devem ser instaladas no mesmo vCenter que está registrado o NSX Manager, o qual devido a isso o vCenter deve gerenciar os hosts que estão rodando as controllers.

   Com isso podemos concluir que após esse evento o próximo passo seja preparar os hosts, no qual irão instalar os modulos ( kernel ) nas maquinas físicas para que possamos evoluir posteriormente com os outros elementos que compõe essa solução. 

   Em nosso próximo post irei explicar um pouco sobre serviços de borda ( Edge Service ) e as menções sobre roteamento na borda e a segmentação do roteamento através do DLR.

   Espero que tenham gostado e deixem seus comentários abaixo.  😛 

Abs,
Rodrigo

0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2018/06/25/vmware-nsx-manager-e-controller-parte-3/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate