Cisco DNA – Enterprise NFV

Olá Pessoal,

   Conforme mencionado anteriormente, gostaria de trazer mais alguns itens co-relacionados a estrutura Cisco DNA, com uma maior visibilidade dentro do ambientes de nossos clientes ( Branch Sites ) com as novas estruturas de NFV ( Network Function Virtualization ).

   Devido anuncio desse novo hardware e as tendências de mercado trago hoje mais algumas nomenclaturas e recursos que podemos oferecer utilizando equipamentos Cisco. Para isso mostro abaixo os componentes que estão integrando-se para um solução NFV.

   Dentro dessa estrutura podemos visualizar algumas camadas:

  • Orquestração: Sendo executada pelo APIC-EM bem como o ESA, que são ferramentas de configuração de equipamento, gerenciamento de todas as caixas em seu ambiente de produção
  • Serviços de Rede: Nesse tópico o grande ponto seriam ” conectadores ” com outros fabricantes através de APIs ou até mesmo de ” VMs ” que poderiam ser instaladas ofertando um serviço de Firewall, Otimização de WAN, etc.
  • NFVIS: Seria a camada de abstração para que suas plataformas de VNF possam trabalhar, baseando em um Kernel para seu equipamento. Podemos fazer uma analogia por exemplo com um ESXI, Hyper-V, KVM. Neste item recomendo uma leitura relacionado ao NFVIS.
  • Plataforma ( Hardware ): Neste item seria abordagem que podemos fazer baseando-se em um UCS, ENCS e até de um roteador 4K.

   Baseando-se nesses itens gostaria dar uma visibilidade dos possíveis hardwares que podemos pensar quando falamos em NFV.

   Agora como você visualiza um item conhecido ” roteador “, gostaria de trazer ideias para que você possa pensar no momento quando é mencionado ” O roteador que está no meu cliente hoje não terá mais funções? “. O que posso responder para você seria ” tudo depende “.  🙂

   Porque? Porque, avaliações precisam ser feitas com a intenção de entender o fator de crescimentos e as necessidades exigidas para seu crescimento. Hoje na plataforma 4K, temos hardware ( UCS ) que pode ser inserido, para que baseando-se nos limites desse hardware muitos serviços de NFV podem ser ofertados, bem como, instalações de Sistemas operacionais nesses equipamentos. Esse hardware pode potencializar seu equipamento oferecendo muitos serviços de virtualização.

   Baseando-se nessas informações o que visualiza dessas novas soluções? Podem trazer benefícios para nosso dia a dia?

Abs,

Rodrigo

0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2017/03/10/cisco-dna-enterprise-nfv/

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate