O que é API e Rest API?

Olá Pessoal,

   Devido as novas demandas que estão surgindo, principalmente a relação de integração de software com nossa infraestrutura ( routers, switches, firewalls ) esses termos mencionados em nosso título acabam sendo evidenciados.

   Acredito que todos quando observam esses termos imaginam que isso seja algo relacionado a quem trabalha com programação, integração de sistemas, desenvolvedores de sistemas, etc. 

   Pois bem, isso não é mais a realidade que vivenciamos em nossa área de redes e infraestrutura. Porquê?  💡 

   Como todos nos sabemos nossa área esta passando por várias transformações, bem como as empresas estão adicionando em seus produtos muitas funcionalidades que podem ser visualizadas / consultadas por outros fabricantes, com o intuito de oferecer serviços e integrações entre as plataformas. Com isso podemos definir dois ítens:

API ( Application Programming Interface ) : Isso está relacionado a ferramenta ou biblioteca que pode ajudar aos desenvolvedores acessarem informações dentro de seu código ( fabricante ) para fazer a tratativa das informações necessária para o desenvolvimento de sua ferramenta. Essas APIs podem estar contidas nos sistemas operacionais, sistema de banco de dados, hardware de computadores, etc. No caso de uma API podemos mencionar que pensando no protocolo HTTP você poderia fazer um ” GET ” no código para obter as informações.

   Como exemplo de uma API poderíamos citar dois exemplos:

  1. Quando acessamos um site onde vamos pesquisar seu endereço e nele temos o mapa do ” Google MAPS ” populados automaticamente na página daquele cliente, e da mesma forma podemos navegar nessa janela olhando pelas ruas próximas ao mapa, ou seja, o site está acessando uma API publica do Google para mostrar aquela informação.
  2. Poderíamos citar sobre o Facebook que disponibiliza uma API para que por exemplo outros software possam fazer uma publicação automatica baseado na sua autorização de utilização da API ( Keys ).

Rest API ( Representational state transfer API ) : Como informado acima API oferece caminhos para que você possa acessar as informações, e quando a menção se torna uma REST API seria quando eu defino funções a qual os desenvolvedores podem executar solicitações e receber respostas por exemplo através do protocolo HTTP ( GET e POST )

   Com isso diversas plataforma agora estão vindo com API públicas para que você possa consultar e de alguma forma possa interagir com as ferramentas / hardware que esse fabricante disponibiliza. Você poderia estar pensando o que vou fazer com essas funcionalidades?

   Em nosso segundo post vou mencionar sobre o que fazer com essas funcionalidades e como a Cisco está trabalhando com essas novas demandas. 

Abs,
Rodrigo

0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2017/02/13/o-que-e-api-e-rest-api/

2 menções

  1. […] « O que é API e Rest API? […]

    0

    0
  2. […] fortemente nas disponibilizações de API ( para que não viu, verifique em nosso post de Rest API / API ) e também em formas de trabalhar em conjunto para que essas metodologias de DevOps, seja cada vez […]

    0

    0

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate