Simuladores – Ambiente Teste

Olá Pessoal,

   Acredito que todos já pesquisaram em algum momento um simulador que possa nos ajudar a fazer algum teste, para evidenciar se a teoria do papel é exatamente aquilo que compreendemos, e se ela é real. Ou vocês nunca tiveram essa curiosidade?

   Enfim, aqui vou tentar trazer algumas ideias de simuladores que utilizamos e até ambientes reais que os fabricantes disponibilizam, para que você possa pensar em alguma demonstração para cliente ou literalmente como base de conhecimento para o seu dia a dia.

   Nesse ambiente para que você possa ter acesso é necessário ter um CSCO. Esse ambiente de teste já disponibiliza diversas topologias, bem como documentos explicativos do que é necessario para acessar, documentações de procedimento para testar sua solução,etc. Ele é muito utilizado para exemplificar ao cliente as soluções que você deseja implementar e até casos onde você gostaria de aprender a configurar e ver funcionando sua solução.

dcloud_screen

   Nesse ambiente você pode ter acesso fazendo um cadastro simples no proprio site com seu e-mail particular, que logo em seguida estará apto para fazer seus agendamentos conforme aquela tecnologia que você deseja praticar dentro dos ambientes de VmWare. Recentemente, eles tem adicionado conteúdos interessantes, baseando-se nas novas tendências de SDDC.

vmware_hol_screen

   Acredito que esse software seja bem conhecido entre os apaixonados por Redes, pois sempre foi um software gratuito que mantém-se até hoje sendo disponibilizado e atualizado pela comunidade. Nesse emulador temos agora diversas formas de trabalhar, como subir uma maquina virtual utilizando a propria imagem que é disponibilizada pela comunidade, como também pode ser instalado em mutiplataformas. 

   Como experiência, quando ele é instalado na propria maquina os recursos utilizados para simular os equipamentos acaba-se consumindo mais memoria e processamento do que subindo ela como uma maquina virtual. 

gns3_screen

   Essa versão é atualização de nosso antigo WebIOU, para qual tem as mesmas funcionalidades que o GNS3 com algumas caracteristicas diferenciadas que na minha opinião acaba sendo melhor para emular nossos laboratórios. O único ponto fraco que achei para essa versão que o consumo de memoria aumentou bastante em comparação com a versão antiga ( WEBIOU ). 

   Nesse software seguimos a instalação sempre como sendo uma máquina virtual e a partir dela, podemos construir nossas topologias bem como associar diferentes vendors.

unetlab_screen

   Esse é emulador Cisco que pode ser instalado em sua própria maquina, ou recentemente eles anunciaram que você pode instalar em um ” bare metal ” remoto através de um de seus parceiros. Nessa categoria você irá pagar pela licença do VIRL, como também por hora pela alocação desse ” bare metal “. 

   A licença do VIRL pode ser particular ( dependendo de quantos nós são necessarios ) como também existe uma categoria para o meio acadêmico.

cisco_virl_screen

   Software desenvolvido pela Cisco gratuitamente, onde é uma excelente opção para os profissionais que estão estudando para o CCNA e querem executar a pratica ( CLI ) nos equipamento. Se desejar temos em nossa seção de arquivos o software.

packet_tracer_screen

   Enfim, aqui são algumas opções que trago para que vocês possam analisar e verificar qual enquadra-se melhor para sua situação. Nós temos outros exemplos de simuladores, porém acabei mencionando os mais tradicionais. Se você que utiliza um simulador / emulador que não foi citado em nosso post, peço que deixe seu comentário sobre qual software esta utilizando no momento.

   Em nosso próximo post, como muitos me perguntam o que é melhor, montar um LAB físico ou estudar em simuladores, vou trazer minha opinião em relação a esse assunto.  😉 

Abs,
Rodrigo

0
0

Link permanente para este artigo: https://ciscoredes.com.br/2016/11/11/simuladores-ambiente-teste/

3 comentários

2 menções

  1. A minha preferência fica entre o GNS3 e o Unetlab. O Cisco Virl é uma opção bastante cara principalmente no Brasil

    0

    0
    1. Exato. Eu particularmente uso bastante o WEBIOU ( versão antiga do UnetLab ), pois devido a todo meus estudos do CCIE eu ter executado por ele, então acabo indo por aquele que ja está todo estruturado em minha máquina.

      0

      0
    • Edson dos Santos Torres em 8 de novembro de 2023 às 16:21
    • Responder

    Gostei muito do assunt, bastante rico e com muita clareza na informação k que facilita o aprendizado.

    0

    0
  1. […]    Acredito que vocês já haviam visto alguns posts aqui em nosso BLOG falando sobre nossas ferramentas de simulação para os ambientes de redes, Se não visualizou consulte Simuladores. […]

    0

    0
  2. […]  Para trazer um pouco de histórico o post com maior acesso foi relacionado ao “ Simuladores – Ambiente de Testes ” que deu um total de 13.900 acessos e o mês onde tivemos a maior quantidade de visitas foi […]

    0

    0

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate